A ficção se uniu à história real no capítulo desta terça-feira (12) da novela Amor Perfeito, da Globo. Para a posse como prefeita da cidade fictícia de São Jacinto, a personagem Cândida (Zezé Polessa) fez questão de convidar Alzira Soriano, interpretada por Titina Medeiros.

Alzira, no entanto, é uma personagem real. Nascida no Rio Grande do Norte, assim como a atriz Titina Medeiros, ela foi a primeira mulher eleita prefeita no Brasil e na América Latina.

“Hoje (terça, 12) foi ao ar na novela Amor Perfeito um momento muito especial na minha vida, me senti orgulhosa em representar a conterrânea Alzira Soriano, primeira mulher eleita prefeita do Brasil e da América Latina. Feliz de ver nossa história sendo contata de forma tão carinhosa pelos autores Duca Rachid e Júlio Fischer”, publicou Titina Medeiros nas redes sociais.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Luíza Alzira Soriano Teixeira tomou posse do cargo de prefeita de Lajes, na região central potiguar, em 1º de janeiro de 1929. Viúva, ela havia disputado as eleições para gestão municipal em 1928, aos 32 anos, pelo Partido Republicano. A vitória ocorreu com 60% dos votos, quando as mulheres nem sequer podiam votar.

De acordo com a promotora de Justiça do Rio Grande do Norte Érica Canuto, que estuda a atuação feminina na política, Alzira era responsável pela gestão da fazenda da família e foi convencida a se candidatar pela advogada feminista Bertha Lutz, que a conheceu e percebeu a vocação para a administração.

A gestão pública, no entanto, durou pouco tempo: sete meses. Com a Revolução de 1930, Alzira Soriano perdeu o mandato por não concordar com o governo de Getúlio Vargas.

Com a redemocratização, em 1945, Alzira voltou à vida pública como vereadora do município de Jardim de Angicos. Ela foi eleita três vezes ao cargo liderando a União Democrática Nacional (UDN). Alzira morreu em 28 de maio de 1963, aos 67 anos, por complicações de um câncer.

“Foi de uma sensibilidade enorme da autoria/produção da novela escolher uma potiguar tão talentosa como Titina Medeiros para representar minha trisavó Alzira Soriano, e em todos os momentos enquanto assistia só conseguia sentir e lembrar da minha Bisa Voninha que tanto se doou para levar o nome de sua mãe para o mundo”, escreveu a trineta Raíssa Soriano nas redes sociais. “Minha bisa estaria realizada, assim como sua mãe Alzira, que tinha plena consciência de quão importante foi que para a construção da política feminina no Brasil”, acrescentou.

Fonte: G1

Foto: Reprodução/Redes sociais