A eleição do América definiu o dia de sua eleição. Segundo o presidente do conselho deliberativo do alvirrubro, o pleito que irá definir o próximo presidente do clube será realizado no dia 26 de outubro. O edital anunciado o processo eleitoral será publicado até o final de semana.

O assessor jurídico Diogo Pignataro foi escolhido para presidir a comissão eleitoral e, a partir da publicação do edital, os dois candidatos darão início ao processo de inscrições de chapas. Até aqui existem apenas dois nomes para concorrer no próximo pleito, Souza, que busca sua reeleição e Hermano Morais, que ocupou o cargo por duas vezes, mas nunca conseguiu tirar um mandato completo.

Dos 108 conselheiros, apenas 90 possuem condições de votar para escolher o novo presidente, mas de acordo com José Nunes a quantidade de eleitores pode aumentar, uma vez que até o dia 26 de outubro será colocado em prática um projeto para que os conselheiros com a mensalidade atrasada, consigam colocar suas contas junto ao Alvirrubro em dia.

Essa será a primeira vez que um presidente americano não terá total controle sobre o futebol, o clube passou 80% do controle acionário do departamento para a HIPE, que vai definir os rumos da parte mais onerosa e também de maior retorno financeiro do América. Quem vencer o pleito terá de apresentar uma postura profissional à frente do clube, onde terão um papel apenas de fiscalização e cobrar a realização de algumas ações dentro da gestão esportiva.

A HIPE, que só terá compromissos oficiais em janeiro, quando iniciar a disputa do Campeonato Estadual, ainda não definiu quando ocorrerá a apresentação do grupo para a disputa da temporada de 2024. É provável que ela seja marcada dentro da segunda quinzena de novembro.

A gestora do clube ainda busca o acerto com um executivo de futebol e só depois é que irá definir o nome do novo treinador. Enquanto isso, vão trabalhando para modernizar alguns setores do CT de Parnamirim, onde o grupo ficará concentrado durante a pré-temporada.

Bases

Enquanto não surgem as definições em relação ao futebol profissional, nas divisões de base a equipe alvirrubra está se preparando para disputar a final do Estadual Sub-20, diante do Potyguar Seridoense. A disputa do título ocorrerá em jogo único marcado para a esta sexta-feira (29), às 14h30, no estádio Juvenal Lamartine. Na primeira fase, a equipe seridoense foi adversária do América logo na rodada de abertura da competição.

Jogando no estádio Tenente Luís Gonzaga, o time americano acabou sendo superado por 3 a 2, naquele que se tornou o único tropeço do time comandado pelo técnico João Paulo em toda a disputa.

“No início, a gente estava com o time bem mesclado. Foram chegando novas peças e  foram ocorrendo as vitórias. Temos um grupo unido, o time é bem competitivo e isso aí fez a gente chegar na final”, destacou o meia Allan César.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Canindé Pereira