A migração das emissoras de rádio no país do processo de transmissão Amplitude Modulada (AM) para Frequência Modulada (FM) tem prazo final até o dia 31 de dezembro deste ano.

As rádios AM de alcance regional e nacional podem continuar operando normalmente. Caso queiram mudar de frequência, poderão realizar essa mudança posteriormente.

No município de Mossoró, as rádios Difusora, Rural e RPC (ex-Tapuyo) não migraram ainda. Em Natal, todas o fizeram.

Ao todo, 1.133 rádios já efetuaram essa mudança até o mês passado, processo que teve início em 2013, com a publicação do decreto presidencial nº 8.139.

No entanto, nem todas as rádios AM precisam a mudar de frequência, apenas as de caráter local, que deixarão de existir.

“Caso essas rádios não queiram migrar para FM, elas serão automaticamente direcionadas para rádio AM regional, permanecendo com suas outorgas, mas com algumas características diferentes, como a potência da transmissão”, explica o secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch.

“A migração das emissoras de rádio AM para a faixa FM representa um avanço significativo na qualidade do serviço de radiodifusão, assegurando um som mais claro e livre de interferências, ao mesmo tempo em que reforça o seu papel como fontes fundamentais de informação e entretenimento para a comunidade,” diz postagem da última segunda-feira, 2, do Ministério das Comunicações.

Fonte: AgoraRN

Foto: Pablo Le Roy