Em conversa por telefone nesta terça-feira (10), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Chile, Gabriel Boric, reafirmaram as boas relações entre os dois países e falaram sobre a conjuntura da América do Sul. Outro ponto importante do diálogo foi a atual situação em Israel e na Palestina, e suas consequências trágicas para a população civil. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil recebeu o pedido de ajuda de Chile e Paraguai para que seus cidadãos sejam resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) nas áreas de conflito em Israel.

Diante do aumento das hostilidades israelo-palestinas, o Governo Federal iniciou o procedimento de repatriação de nacionais brasileiros a partir de Israel. O avião com os primeiros 211 repatriados aterrissa em Brasília (DF) na madrugada desta quarta-feira, 11 de outubro.

A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Tel Aviv, em Israel, às 14h12 (horário de Brasília). O voo tem duração prevista de 14 horas e será direto, até a Base Aérea de Brasília (BABR). A previsão de chegada é por volta das 4h da manhã.

Uma segunda aeronave com o mesmo perfil de 210 lugares já está na Europa e fará o trajeto entre Israel e o Brasil nesta quarta-feira. Nesta terça (10), uma terceira aeronave para repatriação de brasileiros decola do Brasil. A KC-390 Millennium (Embraer) tem capacidade para 60 lugares e faz parte da Operação Voltando em Paz, em coordenação com os Ministérios da Defesa e Relações Exteriores. A decolagem, com previsão para as 16h na Base Aérea de Brasília (BABR), tem destino inicial a Roma, capital da Itália, de onde prosseguirá para Israel. Ao todo, seis aeronaves integram a operação.

Os sobrevoos e pousos de aeronaves destacadas para repatriação de brasileiros foram autorizados por Israel. Até o momento, a Embaixada em Tel Aviv colheu, por meio de formulário on-line, os dados de mais de 2.700 brasileiros que externaram interesse em sua repatriação, a maioria dos quais turistas, hospedados em Tel Aviv e Jerusalém.

Fonte: Blog do Silvério Filho