As famosas Cataratas do Iguaçu, localizadas em Foz do Iguaçu, no Paraná, testemunharam um fenômeno excepcional na manhã desta segunda-feira, 30 de outubro, com um impressionante volume de água desaguando a uma taxa de 24,2 milhões de litros por segundo. Esse é o maior nível de vazão registrado nos últimos anos, de acordo com a administração do Parque Nacional do Iguaçu.

Como medida de segurança, a passarela de acesso ao mirante da Garganta do Diabo foi fechada desde a manhã de domingo, 29 de outubro. A reabertura da passarela está condicionada à redução da vazão para uma média de 7 a 8 milhões de litros por segundo, sem previsão de aumento.

A vazão normal das Cataratas do Iguaçu é de 1,5 milhão de litros por segundo, tornando a taxa registrada nesta segunda-feira 15 vezes maior que o usual.

Em todo o estado do Paraná, 54 municípios enfrentaram impactos relacionados às chuvas, afetando mais de 65 mil pessoas e deixando 764 desabrigadas.

Nesta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta para o estado do Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. São esperados até 100 mm de chuva, ventos intensos de até 100 km/h e possível queda de granizo até o final do dia. O risco de cortes de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos é alto. De acordo com o Climatempo, a previsão é de que as chuvas cessem na região Sul apenas no próximo sábado, 4 de novembro, quando um ciclone extratropical que se formou na costa comece a se afastar.

Fonte: AgoraRN

Foto: reprodução