Cercado de polêmicas e supostas ligações anti-cristãs, o Halloween é celebrado neste 31 de outubro. A origem real da festa, porém, não tem nenhuma ligação contrária ao cristianismo ou de culto ao diabo. A tem suas origens na antiga tradição celta do “Samhain” e é comemorado no dia 31 de outubro por ser a data que marca o fim do verão e o início do inverno na Europa. Os celtas acreditavam que nesta data, a fronteira entre o mundo dos vivos e o dos mortos se tornava tênue, permitindo que os espíritos dos falecidos retornassem à Terra.

No Brasil, a comemoração do Halloween ganhou popularidade gradual ao longo dos anos, principalmente devido à influência da cultura norte-americana e à crescente exposição através de filmes, séries e comércio. A celebração do Dia das Bruxas no país começou a se firmar mais fortemente nas últimas décadas, sendo mais visível em áreas urbanas, escolas e festas particulares. Entretanto, não possui a mesma tradição ou histórico de celebração como em alguns outros países.

Confira 10 curiosidades sobre o Halloween:

Origens Celtas: O Halloween tem suas raízes na antiga tradição celta chamada “Samhain”, celebrada para marcar o fim do verão e o início do inverno. Era acreditado que nesta época os espíritos dos mortos podiam visitar o mundo dos vivos.

Significado do Nome: A palavra “Halloween” deriva de “All Hallows’ Eve” (Véspera do Dia de Todos os Santos), que antecede o Dia de Todos os Santos, uma festividade cristã.

Tradições de Fantasias: As fantasias e máscaras usadas no Halloween têm origens antigas, destinadas a afastar os espíritos malignos que se acreditava vagarem livremente na noite de Samhain.

Tradição das Abóboras: A prática de esculpir abóboras e colocar uma vela dentro, criando as famosas “jack-o’-lanterns”, é inspirada em uma lenda irlandesa sobre um homem chamado Jack que enganou o diabo.

Tradições Alimentares: Alimentos como maçãs carameladas e “bobbing for apples” (mergulhar para pegar maçãs) têm origens ligadas à festividade do Samhain.

Expansão nos EUA: A tradição do Halloween foi levada para os Estados Unidos por imigrantes irlandeses no século XIX e, ao longo do tempo, tornou-se uma festividade popular, integrando elementos de várias culturas.

Comercialização Moderna: O Halloween se tornou uma das festas comerciais mais lucrativas, com gastos significativos em fantasias, decorações e doces a cada ano.

Tradições Modernas: Além do tradicional “doces ou travessuras”, há festas temáticas, visitas a casas mal-assombradas e eventos de terror em parques temáticos que se tornaram parte da celebração.

Halloween Global: A festividade se expandiu para além dos Estados Unidos e Canadá, tornando-se popular em diversos países ao redor do mundo.

Adaptações Culturais: Em muitas regiões, o Halloween se mescla com tradições locais, resultando em variações únicas, como o Dia das Bruxas no Brasil.

Fonte: Tribuna do Norte

foto: Arquivo TN