O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o futebol brasileiro nesta terça-feira (31), afirmando que o país não possui ídolos, jogadores preferem farras e noitadas e que a última seleção que apresentou bom nível foi a da Copa de 2006.

As declarações aconteceram durante transmissão ao vivo na internet, o Conversa com o Presidente.

Lula respondia perguntas sobre seus gostos culturais, quando acrescentou que gosta bastante de futebol, acompanhando jogos no Brasil e no exterior. Então começou a elogiar o argentino Lionel Messi, que, no dia anterior, havia conquistado pela oitava vez a bola de ouro de melhor jogador do mundo.

“Não é possível que o Messi não sirva de exemplo para outros jogadores brasileiros. Um cara de 36 anos de idade, foi campeão do mundo, ganhou ano passado e ganhou esse ano de novo jogando nos Estados Unidos a bola de ouro. O Messi deveria ser inspiração para essa molecada que aparece na televisão, que a gente acha que vai ser craque e daqui a pouco desaparece”, afirmou o presidente.

Lula então citou que muitos jovens deixam de seguir uma carreira mais consistente, talvez por “vaidade” ou por não terem uma “estrutura psicológica”. Também apontou o problema da venda prematura de muitos jogadores para o exterior.

Então, acrescentou que o país não tem mais ídolos no futebol, ignorando assim nomes como Neymar. O jogador fez campanha para Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições presidenciais.

“Daqui a pouco desaparece porque talvez a vaidade, não tem estrutura psicológica para crescer. Aparece a meninada pintada de ouro e daqui a pouco desaparece. Aí aparece um menino de 17 anos e daqui a pouco ele está vendido. A gente não consegue mais criar. Há quantos anos que o Brasil não tem um ídolo de verdade?”, questiona.

O presidente então acrescentou que a seleção de 2006 foi o último time brasileiro a apresentar um bom futebol. Aquele time tinha o chamado “quadrado mágico”, com Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Adriano.

Fonte: Blog do BG

Foto: Reprodução