No Rio Grande do Norte, um total de 100.712 pessoas se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, o que equivale a 2,6% das inscrições em todo o Brasil, que ultrapassaram 3,9 milhões. Do total de inscrições no estado, as mulheres representam a maioria, com 58,9% (59.346 inscrições), enquanto os homens correspondem a 41,1% (41.366 inscrições).

Dentre os candidatos do estado, 61.723 (61,2%) já concluíram o ensino médio, sendo que 25.705 (25,5%) são concluintes de 2023. Além disso, 12.900 (12,8%) são estudantes do 1º ou 2º ano, que estão fazendo o Enem para testar seus conhecimentos, e 384 (0,5%) são treineiros, pois ainda não cursaram ou concluíram o ensino médio.


No que se refere à faixa etária, 26.598 candidatos são menores de idade, enquanto 74.114 são maiores, distribuídos em diferentes faixas etárias. Os municípios do RN também apresentam variações nas inscrições, com Natal liderando o número de inscritos, seguido por Mossoró e Parnamirim, entre outros.


No que diz respeito à taxa de inscrição, a maioria dos participantes, ou seja, 69,5% (70.025 pessoas), está isenta dela, enquanto 30,5% (30.687 pessoas) a pagaram. Essa isenção se aplica a diferentes perfis, incluindo estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas, aqueles que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em escolas privadas, bem como pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.


O Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, com 255 locais de prova e 3.384 salas de aplicação em 40 municípios no RN. Os participantes enfrentarão provas em quatro áreas de conhecimento, além de uma redação dissertativa-argumentativa.

Redação
Uma das provas mais temidas será neste fim de semana: a de redação. Os candidatos precisam ter atenção. Serão corrigidas somente aquelas transcritas para a Folha de Redação com caneta esferográfica preta.
A nota da redação é atribuída em uma escala que varia entre 0 e 1.000 pontos. Cada redação é corrigida por dois avaliadores, que atribuem nota entre zero e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final é a média aritmética das notas totais atribuídas.


Em caso de discrepância, ou seja, quando as notas diferem em mais de 100 pontos ou se a diferença for superior a 80 pontos em qualquer uma das competências, a redação é avaliada de forma independente por um terceiro avaliador, Nesse caso, a nota final é a média das notas que mais se aproximarem.


Com as notas da redação e o resultado das questões objetivas, o Inep processa o resultado, dando origem ao Boletim de Desempenho. Ele é disponibilizado em janeiro do ano seguinte na Página do Participante e no aplicativo do Enem.

TN no Enem
A edição 2023 do TN no Enem, projeto multiplataforma do Sistema Tribuna de Comunicação em parceria com o CEI Romualdo Galvão/Roberto Freire, Uninassau e o Grau Técnico, oferece orientações, videoaulas e dicas para os estudantes que irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, marcado para ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro. A novidade para este ano é que o TN no Enem se estenderá até fevereiro para acompanhar toda a trajetória dos alunos, desde a fase de estudos, passando pela preparação nos dias de prova, até a orientação pedagógica para ingresso nas instituições de ensino. Em 2023, o Enem teve 100.702 inscritos no RN, 16,5% a mais que no ano passado.


Ao todo, serão cerca de 50 vídeos até fevereiro do ano que vem, veiculados nas plataformas do Sistema Tribuna, sempre nas terças e quintas. Além disso, o TN no Enem 2023 está oferecendo aos estudantes conteúdos que foram divididos em três fases: antes, durante e depois da aplicação do exame.


A primeira fase é focada em videoaulas explicativas de assuntos das disciplinas do Enem, além de aulas experimentais no ambiente prático, ministradas por profissionais de duas das instituições de ensino mais tradicionais do Rio Grande do Norte. A segunda etapa é voltada para a cobertura jornalística no dia da prova, enquanto que a terceira fase será direcionada para a orientação pedagógica, incluindo a entrada na instituição de ensino.

Fonte: Tribuna do Norte

FOTO: ALEX RÉGIS