Nesta quarta-feira (8), autoridades israelenses divulgaram uma nova lista de permissões para estrangeiros deixarem a Faixa de Gaza. De acordo com informações do embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, mais uma vez, o grupo de 34 brasileiros não foi incluído na lista.

Nesta sexta leva de permissões, segundo Candeas, os beneficiados foram da Ucrânia (228 pessoas), Filipinas (107), Estados Unidos (100), Alemanha (75), Romênia (51) e Canadá (40).

O grupo de brasileiros em Gaza foi informado pela embaixada que a saída do território está prevista para quinta-feira (9), conforme apurado pela jornalista Isabela Leite, da GloboNews.

O ministro de Relações Exteriores Mauro Vieira havia dito na semana passada que o chanceler Eli Cohen, do governo sionista de Israel, havia lhe garantido que os brasileiros deixariam Gaza até esta quarta. Ainda não há uma confirmação oficial de que a saída dos brasileiros de Gaza aconteça, de fato, na quinta-feira.

Mesmo assim, um novo acordo de saída foi fechado, revisando os termos do acordo da última quarta-feira (1), mediado por EUA, Qatar, Israel e Egito. Desde segunda-feira (6), quando a fronteira foi reaberta, somente comboios organizados pelo Crescente Vermelho/Cruz Vermelha e pela ONU podiam transportar feridos para Rafah.

Na terça-feira, uma quinta lista de autorizações foi divulgada para estrangeiros e pessoas com dupla nacionalidade, além de egípcios. Até o momento, cerca de 4.100 pessoas receberam essas permissões, mas os brasileiros ainda não foram incluídos.

Os refugiados brasileiros estão divididos em dois grupos: um com 18 pessoas em Rafah e outro com 16 em Khan Yunis, a 10 km de distância. Eles enfrentam dificuldades diárias para sobreviver, e os bombardeios de Israel continuam a ocorrer com frequência nas cidades.

Enquanto isso, a Embaixada do Brasil no Cairo está se preparando para receber os refugiados, que serão submetidos a cuidados médicos antes de embarcarem no voo de retorno a bordo de um VC-2, a versão de transporte presidencial do Embraer-190. O avião já está no Cairo.

Até o momento, 1.410 brasileiros e 3 bolivianos foram repatriados da crise em Israel, além de 32 brasileiros da Cisjordânia, a outra metade do Estado palestino que nunca alcançou pleno reconhecimento após os acordos de Oslo em 1993. Em 2007, o Hamas assumiu o controle de Gaza, solidificando a divisão entre os povos árabes da região.

Fonte: Blog do Silvério Filho