Mais de 25 animais, incluindo bezerros, garrotes, vacas leiteiras, ovelhas e um cavalo, foram encontrados mortos em uma propriedade na zona rural de Jucurutu, no Oeste potiguar, desde o último fim de semana. A situação levou o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) a iniciar uma investigação para descobrir a causa das mortes.

Os proprietários afirmaram que animais demonstraram sintomas, como diarreia, corpo trêmulo, olhos lacrimejantes, recusa de alimentação e consumo excessivo de água. Diante da gravidade da situação, técnicos do Idiarn e médicos-veterinários do estado e do município dirigiram-se à localidade nesta terça-feira 14 para realizar análises nos corpos dos animais e coletar amostras laboratoriais.

As equipes técnicas do Idiarn retiraram amostras da água do açude local, do capim utilizado para a alimentação do gado e do solo. O material coletado será encaminhado para laboratório, e o Idiarn aguardará os resultados das análises para fornecer informações mais aprofundadas sobre o caso.

Fonte: AgoraRN

Foto: Cedida