O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um balanço positivo da economia neste sábado durante um evento do Partido dos Trabalhadores (PT) na capital federal, Brasília. Ele expressou a expectativa de que a taxa Selic alcance 11,75% na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e projetou que o Brasil fechará 2023 com a criação de 2 milhões de novos empregos formais.

Entretanto, ele abordou os desafios para a execução orçamentária. O ministro reconheceu a dificuldade que o governo enfrentará para executar todo o Orçamento de 2023, citando a falta de pessoal como um dos principais obstáculos. Ele admitiu: “Não deveria estar dizendo isso, mas não conseguiremos executar integralmente o Orçamento este ano. Ainda estamos em processo de realização de concursos para contratar servidores”. Segundo Haddad, a escassez de recursos humanos é uma das razões que contribuem para essa situação.

De acordo com informações reportadas pelo jornal Valor Econômico, mais de R$ 28 bilhões em recursos estão atualmente bloqueados nos ministérios. Deste montante, R$ 24,163 bilhões estão alocados em ministérios e outras entidades governamentais. O bloqueio de recursos representa um desafio significativo para a efetivação do Orçamento, com questões burocráticas, rigidez orçamentária e prazos expirados sendo citados como razões para tal dificuldade.

Fonte: Blog do Silvério Filho