A direção do Complexo Penal Estadual Agrícola Doutor Mário Negócio Masculino, em Mossoró, e a juíza da 3ª Vara Regional de Execução Penal, Cinthia Cibele, realizaram esta semana uma visita a agricultores de Porto do Mangue que receberam as sementes de cajueiro produzidas por privados de liberdade do projeto “Semeando a cidadania”.

O objetivo do grupo é acompanhar o cultivo das mudas de cajueiro produzidas na parceria da Secretaria da Administração Penitenciária, Poder judiciário, Banco do Nordeste, Prefeitura de Porto do Mangue, Secretaria de Agricultura de Carnaubais e Cooperativa Novos Pingos.

O projeto utiliza mão de obra carcerária na produção de mudas de cajueiro, desenvolvidas em estufas dentro da unidade prisional, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da cajucultura, melhorando a produção, renda e a qualidade de vida dos agricultores e suas famílias. A iniciativa não tem fins lucrativos e as mudas são destinadas a doação a população afetada pela seca.

Aproximandamente 65 mil mudas já foram entregues por meio do projeto. Atualmente, 13 pessoas privadas de liberdade trabalham na ação de ressocialização. A Justiça, através de recursos pecuniários, colaborou na construção das estufas nas dependências da unidade prisional.

Participaram da visita o diretor da Penitenciária Mário Negócio, Rodolpho Saldanha; o vice-diretor Alberto Guedes; o chefe de manutenção da unidade, João Pinheiro; a juíza Cinthia Cibele; integrantes da Cooperativa da Cajucultura local; além de representantes da Secretaria de Agricultura de Porto do Mangue.

Fonte: AgoraRN

Foto: Seap