O ABC terminou a terceira rodada da Série C no grupo de elite, após bater o Campinense, em Natal, por 1 a 0, com gol do estreante Geovani. O desenrolar das partidas dá uma ideia do equilíbrio existente entre os participantes, uma vez que nenhuma equipe conseguiu o aproveitamento de 100% nesta fase inicial da competição. Botafogo-SP, Manaus e o Floresta conquistaram os mesmos sete pontos que o clube potiguar, que já realizou duas partidas no Frasqueirão. 

O Alvinegro que acabou uma maratona de confrontos no sábado, iniciada ainda no dia 2 de abril, agora terá um período de descanso na tabela, uma vez que só voltará a campo no dia 4 de maio, para enfrentar o Altos, no dia 4 de maio, às 19h, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina (PI). O treinador Fernando Marchiori comemorou a primeira semana livre para poder trabalhar o elenco.
Para o próximo compromisso a comissão técnica terá problemas nas duas laterais. No lado direito, devido a expulsão de Marcos Vinícius, no esquerdo, devido ao fato de Felipinho ter recebido o terceiro cartão amarelo, nas contas da comissão técnica. Já Allan Dias, que não joga desde o dia 6 de abril, quando sofreu uma forte torção no tornozelo, ainda vai demorar um pouco mais para retornar. A intenção é deixar o atleta ter uma boa recuperação, sem atropelar etapas para o bem-estar do próprio jogador.
“Desde a minha chegada, pela primeira vez vamos ter um tempo para treinar e trabalhar e isso será muito importante. Até agora tinha sido muito na base da conversa. Sabemos que podemos evoluir e estamos no caminho certo”, afirmou o comandante abecedista, que analisando o confronto diante do Campinense de uma forma geral, notou muitas falhas que o resultado não conseguiu esconder. “A partida, no geral, não me agradou e temos muito a trabalhar e corrigir”.
Analisando a situação do confronto fora do calor da vitória, Marchiori destacou que o ABC oscilou durante os noventa minutos, mesclando bons e maus momentos. “Foi um jogo com fases e momentos muito distintos. Um começo regular, depois o Campinense começou a ter o controle do jogo. Sabíamos que seria um jogo complicado, enfrentaríamos uma equipe muito boa, que começou bem a competição e ainda não tinha perdido. No segundo tempo voltamos mais equilibrados, acredito que depois dos 30 minutos tivemos um controle até o gol.
Tivemos bons momentos, eles também tiveram. Mas o importante foi a vitória em casa e a conquista de mais três pontos”, destacou. 
O treinador acredita que o ABC errou demais e a equipe demonstrou uma melhor compactação em campo apenas após as entradas de Giovani e Patrick, que cobriu melhor o lado esquerdo da nossa defesa, muito explorado pelo adversário.
Com relação ao autor do gol, Fernando Marchiori disse conhecer pessoalmente e se trata de um atleta de grande caráter, na visão do técnico o jogador vai agregar muito a esse grupo abecedista. “Estou feliz não apenas por Giovani, mas por todo o elenco que é formado por atletas que gostam de trabalhar. Acredito estarmos no caminho correto, cada dia um dos nosso jogadores se destaca, por isso todos devem estar prontos. Muitas vezes quem está no banco de reservas entra e muda a história de uma partida, por isso essas peças são tão importantes”, ressaltou.
Marchiori observa também que esse equilíbrio apresentado no início da competição deverá durar até a última rodada, pois é uma característica da Série C. “A competição é muito dura, muito difícil. É disputada ponto a ponto. Só para ter uma ideia, encaramos o Campinense que não perdia há quase cinco meses, o Paysandu possui um elenco muito forte e acredito que o ABC está conseguindo caminhar bem na competição, realizamos a oitava partida no Frasqueirão sem sofrer derrota”, disse.  
Com os reforços que estão chegando a Natal, a ideia é montar um grupo forte e competitivo, mesmo sem os grandes investimentos que estão sendo realizados pelo Mirassol, Paysandu, Botafogo-SP e a própria Aparecidense. O treinador que conhece bem o mercado paulista e da região Sul classifica os potiguares e o próprio Campinense como clubes organizados e que podem almejar o acesso. Inicialmente o objetivo inicial é conquistar a margem de pontos para assegurar a permanência na Série C, depois vem o segundo passo que será buscar o acesso.
Fernando Marchiori também comemorou a liberação de Wallyson, que na visão do treinador “foi um baita reforço” e que no decorrer da competição irá ajudar bastante o ABC. “Necessitamos de elenco, algumas peças estão chegando para agregar mais qualidade ao grupo, outros, como Wallyson, estão voltando e vamos seguir batalhando atrás de conseguir bons frutos na competição”, afirmou.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: MAGNUS NASCIMENTO