Ainda sem resolver resistências nas regiões Norte e Nordeste, o PL tornou público, ontem, o convite para a filiação do presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados com vistas a 2022. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o comandante da legenda, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, um dos líderes do Centrão, afirmou que o partido buscará “protagonismo” no próximo pleito e reafirmou alinhamento na “batalha de reeleição” de Bolsonaro.

O presidente está sem partido há quase dois anos, quando deixou o PSL, e também tem negociações abertas com outras legendas, como o PP.

— Preparamos a realização de um projeto partidário arrojado para 2022. Estamos reiterando o convite de filiação partidária ao presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e fiéis seguidores — disse Costa Neto.

As conversas para filiação de Bolsonaro haviam se intensificado na última semana, e o próprio titular do Planalto chegou a tratar do assunto com Costa Neto, que reassumiu oficialmente o comando do PL há um ano. Ele havia se afastado após ser preso e condenado no mensalão — depois, recebeu indulto.

Para interlocutores, o vídeo foi uma demonstração pública de Costa Neto de que o presidente pode confiar nele e de que não há restrições à chegada do grupo de Bolsonaro, colocando o partido um passo à frente do PP.

O avanço das conversas do PL com Bolsonaro ocorre em paralelo à construção do novo Auxílio Brasil, que terá benefício mínimo de R$ 400 em 2022. A projeção é que o programa tenha impacto especialmente no Nordeste, que reunirá a maior parte dos beneficiários. Além de ser a região em que Bolsonaro encontra maior rejeição, algo que o Planalto espera atenuar com o novo auxílio, é também onde PL tem base mais robusta: quatro em cada dez prefeitos e deputados federais eleitos pela sigla são de estados nordestinos.

Fonte: O Globo