Organizada por um núcleo da Rede Xique Xique, Feira Agroecológica e da Economia Solidária comemora 15 anos e ganha barracas padronizadas.

Cumprindo agenda em São Miguel do Gostoso nesta sexta-feira (08), região do Mato Grande Potiguar, a governadora Fátima Bezerra participou da programação festiva em comemoração aos 15 anos da Feira Agroecológica e Economia Solidária do município, a 110 quilômetros de Natal. Por meio do Projeto de Feiras da Agricultura Familiar, lançado recentemente, o Governo do RN doou dez barracas e elas já estavam sendo usadas hoje pelos agricultores e agricultoras familiares.

“É uma alegria estarmos aqui celebrando os 15 anos da feira e valorizando a nossa luta. São Miguel é um espaço muito familiar. Não é de hoje que eu ando aqui. São décadas. De todas as comunidades eu guardo muito carinho”, disse Fátima Bezerra ao caminhar entre as barracas, ao lado do vice-governador Antenor Roberto e conversar com feirantes.

Na feira, realizada todas as segundas em frente à Escola Estadinho, rua principal do município, os agricultores familiares vendem hortaliças, frutas, verduras e comidas típicas da região. Eles são dos assentamentos e das comunidades rurais de São Miguel do Gostoso.

“Já adquirimos, via compras governamentais, mais de R$ 15 milhões da agricultura familiar. É nesse contexto que vamos avançar cada vez mais”, lembrou a governadora se referindo ao Programa de Compras Governamentais e Economia Solidária (Pecafes).

Para o secretário do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, o governo está dando prosseguimento a um projeto inovador no Rio Grande do Norte. De acordo com ele, “a feira é muito mais que um espaço de comercialização. Isso aqui tem um simbolismo muito maior. É produto do trabalho dos homens e mulheres do campo”, disse.

A feira é organizada por um núcleo da Rede Xique Xique em Gostoso, que também mantém uma bodega agroecológica para comercialização dos produtos da Agricultura Familiar, nos moldes da que existe em Mossoró. “Mesmo a sede da Rede Xique Xique sendo em Mossoró, nós temos uma conexão muito grande com o núcleo de São Migue do Gostoso”, afirmou Neneide Lima, presidente da Cooperxique, cooperativa que congrega agricultores familiares de 15 municípios do RN.

Maria Anunciada, agricultora, vende hortaliças desde a fundação da feira. É dessa atividade que vem parte da renda familiar. “Pra mim, isso aqui é sobrevivência. Trago as coisas para vender e, com o apurado, faço as compras da minha casa”, disse.

Na solenidade, a Secretaria de Estado da Habitação e Assistência Social (Sethas) fez a doação de equipamentos destinados à geração de renda para o grupo Batuque Feminista. “São Miguel do Gostoso tem tudo para ser referência na economia solidária no Rio Grande do Norte por toda a tradição local neste segmento”, disse a secretária da Sethas, Íris Oliveira.

Também acompanharam a governadora a deputada Isolda Dantas; o prefeito Renato Teixeira de Souza, conhecido como “Renato de Doquinha”; o vice-prefeito João Eudes Rodrigues; vereadores; representantes da Emater, da Rede Xique Xique e de movimentos sociais.

Feiras da Agricultura Familiar
O projeto Feiras da Agricultura familiar: fortalecendo os circuitos curtos de comercialização é concebido como um caminho para o desenvolvimento dos processos de produção, comercialização e consumos de alimentos de base agroecológica no Rio Grande do Norte.

O objetivo é fomentar a inclusão produtiva através da produção de alimentos saudáveis e a sua comercialização direta para os consumidores, através das feiras locais da agricultura familiar. Até o final deste ano a meta é implantar 30 feiras da agricultura familiar, chegando a 35 municípios e atendendo a 300 famílias da agricultura familiar.

Fonte: Governo do RN/ASSECOM
Foto: Raiane Miranda