Estar nas fases decisivas de duas competições que correm de forma simultânea vem cobrando um preço alto ao ABC, que está na luta para garantir uma vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste de 2022, e ainda para assegurar uma vaga na final da atual edição da Série D do Brasileiro. O grupo vem sentindo o ritmo forte das duas competições e corre o risco de não chegar a nenhum dos objetivos, uma vez que a diferença aberta pelos dois adversários, têm de ser considerada.

Como a partida de volta pela Copa do Nordeste está marcada para o dia 17 de novembro, o foco do clube daqui por diante estará totalmente voltado para o Brasileirão. Os jogadores do setor ofensivo que foram poupados e sequer viajaram à Paraíba, ficaram em Natal para treinar e descansar de forma apropriada para encarar a Aparecidense, de quem os potiguares serão obrigados, na partida do próximo domingo, no Frasqueirão, tirar dois gols de diferença se quiser continuar sonhando com a vaga na final.

Atuando na condição de mandante, a vitória por dois gols de diferença foi a que mais se repetiu para o Alvinegro, que alcançou o excelente aproveitamento de 87,5% em casa. Adversários bem mais competitivos que a Aparecidense não conseguiram segurar o ritmo de jogo e parar o ataque alvinegro que bateu o Central (2 a 0), Campinense (2 a 0), América (3 a 1), Treze (2 a 0) e o 4 de Julho (2 a 0), o que garante um clima de otimismo ao grupo em relação ao campeonato nacional.

O presidente Bira Marques apontou que o grande prejuízo do ABC, foi a CBF não ter levado em consideração a logística complicada que o clube teria de fazer para sair de uma partida no interior de Goiás e num espaço de três dias, ter de regressar ao RN e partir para o interior da Paraíba, enfrentando um voo e longas distâncias de deslocamento terrestre.

“Essa questão atrapalhou muito o nosso grupo, por sorte a partida de volta pela Copa do Nordeste está marcada apenas para o dia 17 de novembro. Ou seja, será após as finais do Brasileirão. Então o ABC terá tempo suficiente para se recuperar e correr atrás e buscar neutralizar a grande vantagem aberta pelos nossos adversários por uma vaga na fase de grupos do regional”, ressaltou o presidente abecedista.

Bira Marques disse ainda, que se a partida de volta diante do Sousa estivesse marcada para a próxima quarta-feira, dia 3 de novembro, a diretoria seria obrigada a conversar com a comissão técnica e definir a vaga na Copa do Nordeste como prioridade para o clube dentro deste final de temporada.

“Queira ou não dentro do Brasileirão o ABC já conquistou o seu principal objetivo que era o acesso para Série C, então a disputa do título seria uma espécie de cereja para premiar a excelente campanha que a equipe fez. Já com relação a Copa do Nordeste, pesa o fato de ela garantir o calendário completo para próxima temporada e distribuir uma premiação próxima de R$ 1,5 milhão aos seus participantes. Recursos que ao lado daquilo que iremos arrecadar com o projeto do sócio-torcedor, irá permitir um início de temporada bem diferente do que tivemos esse ano”, destacou o dirigente.

Apenas em três oportunidades a equipe alvinegra conseguiu bater os seus adversários por uma diferença maior que dois gols, no Frasqueirão, levando em consideração apenas o Campeonato Brasileiro. Uma delas foi a goleada por 4 a 0 aplicada no próprio Sousa, na segunda rodada da fase de grupos da Série D, a outra foi diante do Caucaia naquela que foi a segunda maior goleada da competição nacional até aqui: 9 a 1 e a terceira é mais recente, os 3 a 0 sobre o Caxias na partida que marcou o acesso do clube. Outro fato que mantém os abecedistas confiantes, é o desempenho do próprio grupo, que sempre que foi a campo pressionado para conquistar o resultado, conseguiu. A principal prova disso foi a virada sensacional diante da Chapecoense, na Copa do Brasil.

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: ABC