Comemorações à padroeira da cidade completa 265 anos.

A governadora Fátima Bezerra  participou no início da noite desta quarta-feira (08) da procissão de encerramento da Festa da padroeira do município de Pau dos Ferros,  Nossa Senhora da Conceição.

As comemorações à Nossa Senhora da Conceição em Pau dos Ferros completa 265 anos. “É um momento de fé, de devoção e expressão da religiosidade do nosso povo”, afirmou a governadora que foi convidada descerrar  a bandeira do Estado, ato que simbolizou o encerramento dos festejos. Fátima Bezerra esteve acompanhada do secretário de Estado do Planejamento,  Aldemir Freire, do presidente  da Fundação de Pesquisa do RN (Fapern), Gilton Sampaio, da prefeita Mariana Almeida e da vereadora Aldacéia Oliveira.

Fátima Bezerra ressaltou a preocupação da organização da festa em respeito às medidas sanitárias e orientando uso de máscaras e invocou as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição por mais paz e melhores dias para todos.

O pároco da cidade, padre Porcídio Lopes saudou a governadora e autoridades, lembrou as dificuldades impostas pela pandemia da covid-19 e exortou todos a manterem medidas preventivas e tomar a vacina.

A programação iniciou em 28 de novembro com o retorno da imagem de Nossa Senhora à Igreja matriz após 30 dias de peregrinação no município.

História 
A devoção à Nossa Senhora da Conceição começou muito antes de existir o município de Pau dos Ferros, no ano de 1739, quando o fazendeiro Francisco Marçal fez uma promessa para sua família se curar da cólera.
 
No ano seguinte, em 1740, a imagem original chegou em nossas terras. Desde então, há 281 anos, a cidade celebra a Festa da Imaculada Conceição.
 
Em 1756 foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (5ª paróquia mais antiga do estado)  mas somente em 1856, cem anos depois, foi fundada a cidade de Pau dos Ferros.

Fonte: Governo do RN/ASSECOM
Foto: Sandro Menezes