Os remédios caseiros para refluxo gastroesofágico são uma maneira muito simples, prática e completamente natural de aliviar o desconforto durante as crises.

No entanto, estes remédios não devem substituir as indicações do médico, sendo que o ideal é utilizá-los para complementar o tratamento médico indicado.

O refluxo ocorre quando o líquido ácido do estômago sobe para o esôfago e em direção à boca, causando sensação de dor e queimação principalmente após as refeições. Veja dicas de alimentação para controlar o refluxo mais facilmente.

1. Água com limão
A água com limão é um remédio natural antigo muito utilizado para aliviar a azia e o desconforto do refluxo, já que, em algumas pessoas, tem o poder de alcalinizar o ácido gástrico e funcionar como um antiácido natural.

No entanto, vários estudos também identificaram que a água com limão pode piorar os sintomas em algumas pessoas. Assim, o ideal é que se experimente a água com limão e, caso os sintomas piorem, se opte por outras opções.

Para fazer este remédio natural, normalmente adiciona-se uma colher de sopa de suco de limão a um copo de água morna. Esta mistura pode ser bebida até 30 minutos antes das refeições.

  1. Chá de gengibre
    Além de todas as suas propriedades, o gengibre também é muito eficaz para melhorar a digestão porque estimula o sistema digestivo a produzir mais enzimas e diminui o tempo que o alimento fica no estômago, evitando o refluxo.

Devido ao seu conteúdo em compostos fenólicos, o gengibre também pode ser excelente para aliviar a irritação gástrica, diminuindo as chances de o ácido gástrico subir para o esôfago. Porém, ainda são necessários mais estudos para comprovar este efeito.

Para usar o gengibre e aliviar o refluxo pode-se adicionar 4 a 5 rodelas ou 2 colheres de sopa de raspas de gengibre em um litro de água gelada e beber ao longo do dia, por exemplo.

  1. Bicarbonato de sódio
    O bicarbonato de sódio é um sal alcalinizante natural que pode ser usado para diminuir a acidez do estômago em momentos de crise. De fato, o bicarbonato é até utilizado em alguns remédios antiácidos vendidos na farmácia, sendo uma ótima opção caseira.

Para usar o bicarbonato, deve-se misturar 1 colher de chá do pó em 250 ml de água e beber, pelo menos, metade da mistura para obter o efeito desejado.

  1. Chá de camomila
    A camomila é um calmante natural que ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago. Para ajudar a tratar o refluxo, é recomendado tomar 2 a 3 xícaras de chá por dia.

Além disso, a camomila também ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse, que são uma importante causa do surgimento de refluxo.

  1. Suco de babosa
    A babosa tem propriedades calmantes que ajudam a acalmar a inflamação do esôfago e do estômago, diminuindo a dor e a queimação provocadas pelo refluxo, sendo útil também no tratamento da gastrite.

Para preparar este suco em casa, deve-se lavar e secar bem as folhas da babosa. Em seguida, cortar a base da folha e deixar a planta repousar na posição vertical para que o látex, a parte amarela e tóxica presente na folha, escorra.

Em seguida, cortar as partes laterais da folha, no sentido do comprimento. Após, deitar a folha e levantar com cuidado a casca de um dos lados, para evitar contaminar o gel com o látex que ainda pode conter na planta. Para retirar o gel da folha, pode-se usar um objeto não pontiagudo ou uma colher, descartando qualquer parte verde ou amarela que estejam presentes no gel. Depois, basta colocar 1/2 maçã picada e o gel de babosa no liquidificador, em uma proporção de 100 g de gel para 1 litro de água. Bater no liquidificador e beber.

Dicas simples para tratar o refluxo

Outras dicas importantes para tratar o refluxo são:

  • Evitar tomar líquidos durante as refeições;
  • Evitar deitar nos 30 minutos após as refeições;
  • Mastigar e comer devagar;
  • Usar roupas largas que não apertem na cintura;
  • Fazer refeições em pequenas quantidades, especialmente ao jantar;
  • Comer pelo menos 2 horas antes de dormir;
  • Evitar refeições líquidas ao jantar, como sopas ou caldos;
  • Deitar na cama para o lado esquerdo para evitar que o conteúdo do estômago chegue ao esôfago e, consequentemente, à boca.

Outra dica que funciona muito bem é colocar um pedaço de madeira de pelo menos 10 centímetros debaixo dos pés da cama, do lado da cabeceira. Esse calço irá fazer com que o corpo fique levemente inclinado, evitando que o ácido do estômago suba para o esôfago, causando o refluxo. Caso o tratamento com medicamentos ou remédios naturais não melhore os sintomas, pode ser necessário fazer uma cirurgia para tratar o refluxo.

Fonte: Tua Saúde/Portal Grande Ponto