Um estudo conduzido pela Universidade de Harvard destaca que o arroz branco, tradicional acompanhamento na culinária, pode não ser a opção mais saudável, especialmente para pessoas com diabetes. A pesquisa indica que os efeitos desse alimento no organismo, especialmente nos níveis de açúcar no sangue, não devem ser negligenciados.

O arroz branco é um produto refinado, passando por um processo que remove a casca, resultando na perda de fibras, minerais e vitaminas, preservando apenas o amido. Com aproximadamente 28,2 gramas de carboidratos a cada 100 gramas, o arroz branco pode ter um impacto semelhante ao açúcar de mesa puro, causando um rápido e elevado aumento nos níveis de açúcar no sangue, conforme destaca o artigo de Harvard.

O estudo aconselha pessoas com diabetes a evitar o consumo de arroz branco, assim como outras opções que possam ter efeitos semelhantes. Optar por fontes saudáveis de carboidratos, como quinoa, arroz integral e outros grãos não refinados ricos em fibras, cenouras, vegetais verdes sem amido e legumes, pode auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue e na manutenção do peso, reduzindo ainda o risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

Substituições Recomendadas:
1. Quinoa
2. Arroz integral e outros grãos não refinados ricos em fibras
3. Cenouras e vegetais verdes sem amido
4. Legumes

Além disso, a publicação destaca a importância de aumentar o consumo de frutas, laticínios e proteínas de alta qualidade como parte de uma dieta mais saudável.

Fonte: AgoraRN

Foto: Freepik