“O Rio Grande do Norte tem dois ministros bolsonaristas que estão no Executivo e que se digladiam em torno de uma vaga para o Senado. Porque nenhum deles tem a coragem de se candidatar ao governo do RN?”. Esse foi o desafio lançado pela deputada estadual Isolda Dantas (PT), aos ministros Fábio Faria (PSD) e Rogério Marinho (PL), que articulam uma possível chapa majoritária que sugere o nome do presidente da Assembleia Legislativa e líder do PSDB no Estado, Ezequiel Ferreira, contra a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT).

Segundo a deputada, “a oposição anda realmente tão desesperada para arranjar um nome que possa enfrentar a governadora Fátima Bezerra, que o último nome que ventilaram foi o de Ezequiel. Mas, tenho certeza que ele é um homem que fala por si próprio. Nunca o vi precisar mandar recado para ninguém”, frisou.

A deputada Isolda ressaltou que o presidente da Assembleia Legislativa, além de fazer parte do governo de Fátima Bezerra, é um forte aliado da administração petista no Rio Grande do Norte. “Fátima é tão vitoriosa, com tantos méritos e conquistas, que os bolsonaristas tentam agora buscar entre os nossos aliados um nome para enfrentá-la. Ora! Se eles acham nosso governo tão ruim, não deveriam ter medo de disputar conosco”, provocou.

Em entrevista ao AGORA RN, nesta quinta-feira 3, Isolda Dantas explicou que o fator que irá garantir a reeleição da governadora petista, “é o trabalho árduo e competente que vem sendo feito por Fátima e sua equipe à frente da gestão do Rio Grande do Norte. Acho muito natural que um governo que já apresenta tantos resultados positivos atraia a atenção e o interesse de outros partidos. Isso já aconteceu no 2º turno das eleições de 2018, quando o leque de apoios foi ampliado para várias legendas que não estiveram conosco no primeiro momento da disputa”, lembrou.

A deputada explicou que, “o PT tem um plano de transformação e justiça social que está em curso no Estado. Um projeto que acredita, defende e investe no SUS, educação pública, agricultura familiar, ciência, que respeita os servidores públicos, que atrai investimentos com geração de emprego e renda para o povo do nosso Estado”, esclareceu.

Aliança PT e MDB no RN

Sobre a aliança política entre o PT e MDB, que vem sendo articulada no Rio Grande do Norte, a deputada foi enfática, “não há aliança firmada, o que há são conversas. O MDB tem procurado o PT nacionalmente, mostrando interesse em apoiar a candidatura de Lula. E, aqui no Estado, temos um projeto em curso e isso é nossa prioridade. As alianças, com qualquer que seja o partido, estão subordinadas ao projeto do PT. Disso não abrimos mão. O nosso programa a gente não negocia”, ressaltou.

A aliança entre os dois partidos começou a ser ventilada após a visita do ex-presidente Lula em Natal, em agosto passado, quando, na ocasião, ele convidou o MDB para subir no palanque de Fátima Bezerra e correr atrás da reeleição da governadora. Em contrapartida, o MDB teria carta branca para indicar o vice-governador e participar das discussões para montar as nominatas para senador, deputado federal e estadual.

A governadora admitiu o fato. “Estamos conversando sim com o MDB. O ex-presidente Lula esteve aqui em Natal, em uma conversa com Garibaldi e Walter Alves. Então, o PT tem uma ótima convivência e uma parceria administrativa muito boa com os prefeitos do MDB”, afirmou.

O líder do governo na Assembleia Legislativa do RN, Francisco do PT, é favorável à aliança e explicou, “não podemos perder de vista a capilaridade do MDB no RN, um partido que tem mais de 30 prefeitos, centenas de vereadores, são muitas lideranças locais, muito desses prefeitos inclusive já são parceiros do governo”, declarou.

Segundo ele, “é extremamente positivo reelegermos a governadora, para continuar o importante trabalho de reconstrução do Estado. É preciso que, em um segundo mandato, tenhamos uma aliança que reforce a governabilidade. Então, se um partido político dialoga com o PT, para apoiar um governo que vem dando certo e que conta com aprovação do povo, não vejo nenhuma dificuldade que esse diálogo seja aprofundado”, disse.

Fonte: AgoraRN

Foto: ALRN