Na noite da última quarta-feira (15), o Prefeito de Passa e Fica, Flaviano Lisboa  esteve na Câmara Municipal onde realizou a leitura da Mensagem Anual na abertura do Ano Legislativo 2022. Na oportunidade o Prefeito apresentou bem mais que sonhos e metas, deu ênfase nas realizações no ano de 2021 e relacionou as ações que estão por vir.

“Retorno à Casa do Povo para, pela segunda vez, realizar a leitura da Mensagem Anual e, com muita honra, abrir os trabalhos legislativos municipais deste ano de 2022.

Confesso que, desta vez, venho com o espírito muito mais leve do que na primeira porque trago a bagagem recheada de resultados para apresentar ao nosso amado povo.

Esse último ano foi, pra mim, um dos períodos de maior aprendizado que já vivi. Ter a oportunidade de poder contribuir para melhorar a vida das pessoas, de ajudar a realizar sonhos, de suprir as necessidades dos mais carentes, tem me feito crescer muito enquanto pessoa, enquanto profissional e enquanto ser humano.

Estamos fazendo um governo propositivo e inovador. Participativo e democrático. Ouvimos a todos, sem qualquer tipo de distinção. Não olhamos cor partidária nem histórico pessoal. Se a demanda é do povo, é o povo que tem que ser atendido. É o povo que tem que ser respeitado!

Isso que estou dizendo pode ser confirmado inclusive pelos senhores vereadores e vereadoras aqui presentes. Vocês são testemunhas dessa nossa forma de trabalho. Nunca deixei de ouvir a nenhum dos senhores e das senhoras. Atendemos, na medida do possível, todas as demandas que são trazidas a nós, não importando quem seja a pessoa que as traga.” Afirmou o Prefeito Flaviano Lisboa.

Em seguida, o Prefeito continou a leitura da mensagem anual de forma setorizada onde apresentou dados das Secretarias de Agricultura, Assistência Social, Educação, Infraestrutura, Esporte e Lazer, Saúde, Juventude e Turismo. Além da prestação de contas, o prefeito fez um gesto de gratidão aos amigos que sempre estiveram dispostos a ajudar através de seus mandatos o município, enviando recursos para o desenvolvimento de Passa e Fica.

“Muito do que conseguimos fazer no ano passado e muito do que iremos realizar este ano somente foi possível graças a uma parceria extremamente proveitosa que temos mantido com o Governo Federal. E aqui gostaria de deixar consignado, nos registros dessa Casa, o nosso agradecimento especial, em nome do povo de Passa e Fica, aos ministros conterrâneos Rogério Marinho e Fábio Faria, dois excelentes quadros do governo Bolsonaro que têm olhado de uma forma muito especial para nossa terra.

Mas não só a eles.

Como reflexo da nossa forma de trabalho, a qual mencionei no início desta Mensagem, de priorizar sempre o benefício para a população sem olhar para bandeiras partidárias, nós conseguimos acesso a emendas parlamentares junto a diversos parlamentares federais, desde o deputado Benes Leocádio, passando pelo deputado General Girão, pela deputada Carla Dickson, pelo senador Styvenson, chegando até mesmo ao senador Jean Paul Prates. Todos estes destinaram recursos federais para nossa cidade. A todos eles nosso muito obrigado.

Na esfera estadual, merece uma menção especial o nosso amigo e irmão de todos os passa-fiquenses, o deputado Tomba Farias, que dispensa apresentações. Presente todo o tempo, o tempo todo. Nunca conseguiremos retribuir todo o bem que o deputado Tomba tem feito para nossa cidade.

E também ao nosso amigo, conterrâneo de agreste e ex-governador Robinson Faria que, mesmo sem estar atualmente com mandato, tem contribuído imensamente para abrir portas e fazer pontes junto ao governo federal.

Mas também não poderia deixar passar em branco o descaso com que o governo estadual tem tratado nosso município. Senhores vereadores, nunca antes na história de Passa e Fica tivemos um governo tão omisso e que tenha feito tão pouco caso dos passa-fiquenses. Quase nenhum serviço prestado pelo Governo do Estado em nosso município funciona. As estradas são eternamente esburacadas, a água não chega em quantidade suficiente nas torneiras, a segurança pública (e aqui abro um parênteses para agradecer aos policiais militares e civis que se viram nos trinta para nos proteger), mas ela somente funciona porque a gestão municipal presta total apoio às forças de segurança.

E agora mais recentemente, tivemos o descaso em um dos poucos programas estaduais que ainda funcionavam regularmente por aqui que era o Programa do Leite. De uma forma totalmente inexplicável, simplesmente pararam de mandar o leite para nossas crianças. A razão? Não sabemos. A resposta? Cabe ao povo dar.

Mas enfim… Quero me encaminhar para a conclusão dessa mensagem e direcionar meus sinceros agradecimentos.

Isso eu já aprendi há muito tempo: muito melhor do que pedir é agradecer!

Quero agradecer a cada um dos senhores e senhoras vereadores e vereadoras. De verdade, quero sempre ter vocês por perto. A todos vocês. Indistintamente. Que possamos trabalhar sempre juntos, pois sei que o desejo de todos nós é exatamente o mesmo: trabalhar pelo bem do nosso povo!

A meu vice-prefeito e parceiro de jornada, Ronildo, à minha equipe de secretários e secretárias, colaboradores e toda a equipe de trabalho do Poder Executivo. Sem vocês nada disso que relatei aqui seria possível. Vocês são o motor do desenvolvimento de nossa cidade. Sintam-se abraçados por mim.

E um agradecimento mais do que especial a cada amigo e cada amiga de Passa e Fica. Agradeço pelos elogios, pelas palavras de incentivo, e também pelas críticas, especialmente as construtivas. Saibam que ouço a todos e considero cada sugestão. É isso que me move e é assim que continuarei trabalhando.

Não existe sentimento melhor do que saber que você mudou o pensamento de alguma pessoa a seu respeito de forma positiva.

Como é bom ouvir de alguém que “você está me surpreendendo” ou então “você está fazendo a diferença”.

Hoje mesmo, mais cedo, chegaram a mim mensagens de um tradicional opositor político desejando sucesso na leitura desta Mensagem e torcendo para que ela fosse “repletas de coisas boas para a cidade e seus cidadãos”.

É esse o sentimento que quero despertar nas pessoas. O da união pelo bem do povo. Sem mesquinhez, sem egoísmos.

Juntos sempre seremos mais fortes. E será juntos que conseguiremos manter nossa amada Passa e Fica sempre em seu caminho de desenvolvimento, sendo referência para toda a região, abrindo os caminhos para o futuro, mas sem jamais desvalorizar o seu passado.

Agradeço a todos e a todas pela atenção e confiança.

Muito obrigado!”

Flaviano Lisboa – Prefeito de Passa e Fica

Fonte: Blog do Rudimar Ramon