Seis queijeiros do Rio Grande do Norte conquistaram dez medalhas no Concurso Nordestino de Queijos e Derivados, no último sábado (16). A premiação fez parte da programação do 16º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), promovido pelo Sebrae, em Vitória da Conquista, na Bahia. As categorias conquistadas enalteceram a qualidade do queijo manteiga, da manteiga de garrafa e dos seus iogurtes de leite de cabra.

Os produtores foram beneficiados com agroindústrias de laticínios (queijeiras e fábrica de laticínios), por meio do Projeto Governo Cidadão, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca (SAPE RN) e participaram das disputas em oito categorias, com premiações de diplomas e rosetas, de acordo com a pontuação. O grupo possui, agora, o direito de utilizar a marca do ENEL na embalagem dos seus produtos, como referência de qualidade.

“É uma alegria ver nossos beneficiários serem premiados a partir do que sabem fazer, e mais ainda por termos ajudado na construção de seus negócios, seja construindo queijeiras e agroindústria de laticínios, equipando esses empreendimentos, seja promovendo capacitações para a sustentabilidade”, comemorou o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coêlho, coordenador do Projeto Governo Cidadão (em Substituição Legal – Portaria Nº 68, de 28 de março de 2022, publicada no Diário Oficial do Estado em 29 de março de 2022).

O concurso contou com a participação de produtores de queijos e produtos lácteos situados na zona urbana ou rural de todos os estados nordestinos, com o objetivo principal de valorizar as produções do Nordeste brasileiro e premiar laticínios ou produtores artesanais pela qualidade e excelência.

“Essa premiação é muito importante para a gente que luta há tanto tempo para que nosso queijo seja reconhecido. Cada uma dessas medalhas representa o reconhecimento da qualidade de nossos produtos. Estamos todos muito felizes”, disse o produtor Lucenildo Firmino, de Tenente Laurentino, que foi agraciado com as rosetas de ouro e super ouro na categoria queijo manteiga e manteiga de garrafa. Galego, como também é conhecido, representou o RN na Mondial Du Fromage em Tours, na França, no ano de 2019, com o apoio do Governo do Estado via Governo Cidadão e Banco Mundial.

16º ENEL

Ofertando conhecimento, inovação, tecnologia e oportunidades de negócio, o Enel trouxe uma Ilha de harmonização e comercialização com 22 stands de produtos alimentícios; o espaço Agronordeste, com exposição dos produtos e serviços do projeto e o Agritechs, com 14 stands de empresas que levaram inovação ao agronegócio. O evento contou, ainda, com 13 expositores de equipamentos e insumos, arena de maturação, ilhas de atendimento ao público, cozinha show, dinâmica Senar e concurso nordestino de queijos e produtos lácteos. A última edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados foi realizada em agosto de 2019, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim/RN.

EDITAL DO LEITE E DERIVADOS DO RN

O Edital do Leite e Derivados do Governo do Estado, por meio do Governo Cidadão e da SAPE, construiu e está aparelhando 39 queijeiras ligadas às cooperativas Agropecuária do Seridó (CAPESA) e dos Agricultores Familiares do Seridó (COAFS). Todas as unidades foram estruturadas sob os padrões sanitários vigentes.

A COAFS e a CAPESA ainda receberam, respectivamente, reforma e usina fotovoltaica que fornecerá parte da energia de que necessitam. No caso da CAPESA, a usina serve ao funcionamento das unidades de beneficiamentos ligadas à cooperativa. A iniciativa se deu a partir do investimento estatal que ultrapassa os R$ 20 milhões, viabilizados pelo acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial.

Ainda por meio deste Edital, outras três queijeiras – nos mesmos padrões das do Seridó – estão sendo construídas na região Agreste potiguar, dentre elas a Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras do Litoral e Agreste Potiguar (ACLAP).

Do total de 42 queijeiras, seis estão em funcionamento e as demais estão em conclusão, recebendo os equipamentos para finalizar o processo de registro junto ao IDIARN.

Natal (RN), 19 de julho de 2022.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO CIDADÃO

Fotos: Governo Cidadão/RN.