A Secretaria Estadual de Saúde (SESAP) confirmou, na tarde desta sexta-feira (19), um caso de monkeypox, a varíola dos macacos, em uma criança aqui no Rio Grande do Norte. 

O menino de 11 anos, residente na cidade de Parnamirim, começou com os sintomas há duas semanas. Na ocasião, foram feitas as coletas e o resultado positivo divulgado nesta sexta-feira. 

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP, Kelly Lima, outras cinco crianças que frequentam a mesma escola, também apresentaram sintoma. “Outras crianças surgiram com as lesões cutâneas, já estamos investigando, estamos avaliando, para que a gente possa descartar os casos e dar continuidade ao isolamento que deve ser até que todas as lesões desapareçam do corpo“, explicou Kelly

Ainda de acordo com a SESAP, todas as crianças são do sexo masculino e o estado de saúde delas é considerado estável. As coletas para exames serão feitas hoje, assim como nos parentes que também tiveram contato com o meninino de 11 anos, para tentar descobrir como ocorreu o contágio. 

Até o momento, são 14 casos de monkeypox confirmados no Rio Grande do Norte. Nove em Natal, quatro em Parnamirim e um em Mossoró. O número de casos suspeitos chega a 59. 

Fonte: Rudimar Ramon

Foto: Internet