A qualidade dos queijos e derivados lácteos que são produzidos no Rio Grande do Norte ganhou mais um reconhecimento nacional. O estado se destacou na 2ª edição do Mundial do Queijo do Brasil ao conquistar uma Medalha Super Ouro e outras 19 medalhas (05 ouro, 04 prata e 10 bronze) no Concurso Mundial de Queijos e Produtos Lácteos. Com apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, participaram do evento 19 produtores de queijeiras e pequenos laticínios, além da Feira Livre de Queijos e Produtos de Terroir, que ocorreu do dia 15 até o último domingo (18), em São Paulo. Foram apresentados 58 produtos, como queijos de coalho e manteiga, iogurtes e manteiga do sertão, também conhecida pelos nordestinos como manteiga da terra.

O Concurso Mundial de Queijos e Produtos Lácteos contou com representantes de 10 países, além do Brasil, país anfitrião: México, Panamá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Inglaterra e País de Gales, totalizando 1.133 produtos inscritos, julgados por 180 jurados. Destes, 21 ganharam medalhas Super Ouro; 86 Ouro; 158 Prata e 219 Bronze. O evento tem como principal objetivo reconhecer os melhores queijos do mundo, avaliados por uma comissão de jurados brasileiros e estrangeiros. Com os concursos chancelados pela Guilde Internationale des Fromagers, o Mundial é a única premiação nacional que contempla produtores artesanais e industriais.

Integraram a comitiva potiguar, empresários de queijeiras e pequenos laticínios produtores de queijos e outros produtos lácteos, como da Fazenda Antônio Vindô, do município de Coronel José da Penha; Laticínio Sertão Piranhas, de Jardim de Piranhas; Queijeira Vô Nelson, de Jardim do Seridó; Queijeira Monte Sertão e Queijeira Dona Gertrudes, ambas de Caicó; Laticínio Sertão Jucurutu e Queijeira JC, ambas de Jucurutu; Galego da Serra, de Tenente Laurentino Cruz; Queijeira Dona Marta, de Parelhas; Fazenda Barreiras, de Encanto; Dona Branca Artesanais, de Currais Novos e Fazenda Caju, do município de Ceará-Mirim.

Algumas queijeiras enviaram seus produtos para o Concurso Mundial de Queijos e Produtos Lácteos, dentre elas, a grande campeã Medalha Super Ouro, do produtor Marcelo Paiva, que concorreu e ganhou com a manteiga do sertão Delícia da Cabrita, da queijeira Capril Buxada, instalada no município de Monte Alegre. As demais foram as queijeiras do Zaca e Antônio Cipriano, ambas de São João do Sabugi; Fazenda Rolinha de Serra Negra do Norte; Queijeira Pedra Branca, de Carnaúba dos Dantas, Queijeira JC Caicó, de Caicó, e a Queijeira Timbaúba, do município de Parelhas. As sete totalizaram 18 produtos concorrendo em diversas categorias.

Vencedores e medalhistas

em Natal, impossibilitado de ir ao evento em São Paulo por motivo de saúde, admite que não havia a expectativa de ser um super campeão, pois o desejo era de apenas competir, mas ganhar foi uma surpresa muito gratificante. “Este prêmio é prova de que o que a gente faz com amor, tem resultado. É um trabalho em família e eu nunca digo que tenho uma queijeira. Nós temos uma sala de transformação, aonde entra leite e sai queijo, manteiga, iogurte e outros derivados do leite de cabra”, afirma Marcelo, lembrando que produz 23 itens provenientes do leite de cabra e evita o êxodo rural, na medida em que se mantém na sua propriedade produzindo o que gosta e sabe fazer.

“Graças ao Sebrae fomos ao ENEL (Encontro Nordestino de Leite e Derivados) e conquistamos mais de 20 medalhas para o RN e agora fomos ao Mundial, onde lançamos a manteiga de leite de cabra, que já nasce campeã”, comemora. Para o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, que acompanhou o grupo potiguar no Mundial, o fato do RN conquistar o podium com a melhor manteiga do mundo e o sexto lugar entre os produtos de qualidade que receberam as notas máximas, mostra que o Estado tem grande potencial no setor queijeiro.

“O queijo produzido aqui nos enche de orgulho num evento como este, porque não deixa nada a desejar em relação a outros estados com tradição na produção do queijo artesanal. Nossas queijeiras e laticínios têm evoluído bastante, tanto em termos de qualidade e produtividade” comprova.
Trabalho que apresenta resultados

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, afirma que as conquistas no Mundial do Queijo do Brasil é o coroamento do projeto Leite e Genética, que há anos atende mais de 200 produtores norte-rio-grandenses, com o apoio do Governo do Estado e parceiros como Banco do Nordeste e Banco do Brasil. “O Brasil ainda vai ouvir falar muito no queijo e na manteiga produzidos aqui no Rio Grande do Norte”, garante Melo.

Vencedor na categoria ouro, José Fausto, da queijeira Sertão Piranhas, afirma que a premiação no Mundial é fruto de um trabalho bastante intenso que vem desenvolvendo ao longo de décadas, tendo iniciado com o seu avô e posteriormente seu pai, até chegar à sua geração. “A primeira medalha em um Mundial e isso me deixar muito satisfeito e agradecido por todo o apoio recebido do Sebrae”, reconhece Fausto.

A gerente de produção do Laticínio Sertão Jucurutu, Monaira Gomes, arrebatou 03 medalhas: prata (queijo de coalho) e duas de bronze (muçarela e queijo de manteiga). “Fomos o único que conquistou três medalhas e estamos muito felizes em poder mostrar os nossos produtos num mundial e ainda ser premiados”, comemora.

Integrantes do júri oficial do concurso, a especialista Adriana Lucena e o gestor do Projeto de Leite e Genética do Sebrae-RN, Acácio Brito, consideraram a competição bastante acirrada, em função do alto nível dos produtos concorrentes. Ambos julgaram quatro requisitos: aspecto exterior, textura, aroma e sabor, atribuindo a cada um deles uma nota de 1 a 5 podendo chegar ao máximo de 20 pontos. “Foi um evento de alto nível, no qual os nossos queijos e outros produtos lácteos se destacaram pela qualidade, ganhando boa reputação com uma medalha Super Ouro”, comemora Acácio Brito, lembrando que o êxito do último ENEL ocorrido neste ano em Vitória da Conquista, na Bahia, foi coroado pela participação expressiva dos produtores no Mundial do Queijo do Brasil, na capital paulista.

Confira os medalhistas do RN no 2º Mundial do Queijo do Brasil:

MEDALHA SUPER OURO
Manteiga Delícia da Cabrita – Marcelo Paiva, Queijeira Capril Buxada.

MUNICÍPIO: Monte Alegre

MEDALHA OURO
Antônio Pereira da Costa- Manteiga da Terra – MUNICÍPIO: São João do Sabugi

Bruno Batista de Faria Neto – Manteiga da Terra – MUNICÍPIO: Serra Negra do Norte

José Fausto de Medeiros Neto – Queijo de Manteiga – MUNICÍPIO: Jardim de Piranhas

José Lopes de Medeiros – Queijo de Manteiga- MUNICÍPIO: Caicó

Marcelo Roque de Medeiros – Manteiga da Terra – MUNICÍPIO: Parelhas

MEDALHA PRATA
Isaías do patrocínio Fernandes de Morais – Queijo de Manteiga – MUNICÍPIO: São João do Sabugi

Laticínio Sertão Jucurutu – Queijo de Coalho – MUNICÍPIO: Jucurutu

José Lopes de Medeiros – Manteiga da Terra – MUNICÍPIO: Caicó

Nadjane de Brito Pereira Costa Lopes – Queijo de Manteiga – MUNICÍPIO: Caicó

MEDALHA BRONZE
Celso Luís Almeida de Souza – Manteiga da Terra MUNICÍPIO: Jucurutu

Queijaria Dona Gertrudes – Queijo de Manteiga – MUNICÍPIO: Caicó

Heráclito Silva de Souza- Queijo Icó – MUNICÍPIO: José da Penha

Heráclito Silva de Souza- Queijo Tapuia- MUNICÍPIO: José da Penha

Isaías do Patrocínio Fernandes de Morais – Manteiga da Terra – MUNICÍPIO: São João do Sabugi

Laticínio Sertão Jucurutu – Mussarela – MUNICÍPIO: Jucurutu

Laticínio Sertão Jucurutu – Queijo de Manteiga – MUNICÍPIO: Jucurutu

Lucenildo Firmino de Souza – Manteiga da Terra – MUNICÍPIO: Tenente Laurentino

Lucenildo Firmino de Souza – Queijo de Coalho – MUNICÍPIO: Tenente Laurentino

Manacés Filho – Queijo de Coalho – MUNICÍPIO: Encanto

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Ronald Batista