O ABC acaba de completar um mês de pré-temporada e terá o primeiro confronto oficial apenas no dia 12 de janeiro. Isso indica que vem basicamente mais um mês de trabalho duro pela frente, no sentido de preparar o grupo para suportar bem o início da temporada de 2023, que promete ser bastante corrido para o Alvinegro.

Esse tempo todo de trabalho é um privilégio para poucos, mas o treinador Fernando Marchiori achou necessário trabalhar bem o grupo, entre janeiro e abril terá compromissos pelo Campeonato Estadual, Copa do Nordeste e pela Copa do Brasil, competições que ocorrerão de forma quase simultânea. Então para resistir bem ao esforço de reinício de temporada, a comissão técnica abecedista optou por planejar um período de trabalho longo, com a finalidade de colocar o grupo em ritmo de competição.

“Todos estão cientes de que teremos um início de temporada com muitos jogos importantes e sabemos que teremos de realizar uma pré-temporada árdua para podermos suportar o grande número de partidas prevista para o início do calendário oficial. Pelo que deu para sentir dentro do grupo, acredito que todos estarão preparados e que teremos condições de fazer grandes jogos”, afirmou o zagueiro Afonso, remanescente da equipe que conquistou o acesso para Série B.

O defensor salienta ter muita esperança em que o ABC terá mais um bom ano, pelo fato do planejamento realizado e das contrações que a diretoria conseguiu realizar, pensando em dar prosseguimento ao trabalho de soerguimento do clube no cenário nacional.

“O elenco está muito bom, foi reforçado, mantiveram a base de uma equipe. Os reforços que chegaram estão demonstrando muita qualidade e acredito que estamos trabalhando forte no intuito de iniciar muito bem a temporada de 2023”, destacou.

Afonso está disposto a passar por todos os desafios necessários para voltar a ter um ano vitorioso no Alvinegro, ele agora aguarda a fase da realização dos amistosos que considera importante para ajustar a sintonia entre os jogadores, uma vez que o processo de modificação no elenco foi muito grande.

“Tem de ter o entrosamento, os novos atletas necessitam entender o sistema de jogo que o nosso treinador costuma montar, acredito, até, que esse entrosamento não será tão difícil, devido a qualidade dos atletas que estão aqui. Alguns deles também já conhecem o nosso treinador e esses jogos amistosos vão servir para uma adaptação melhor entre o grupo. Nossa meta é iniciar bem a disputa do Campeonato Estadual”’, ressaltou Afonso.

Quando diz que o início do ano será disputado, é porque o zagueiro sabe que logo após encarar o Força e Luz, dia 12 de janeiro, o ABC fará o clássico com o América logo na segunda rodada da competição local, dia 15, no Frasqueirão, onde será exigida a primeira demonstração de força do novo ABC.

Com relação ao acerto para ficar mais uma temporada, o companheiro de Richardson na zaga abecedista, disse que não ocorreu nenhum tipo de problema, uma vez que era vontade das duas partes ajustarem o prolongamento do contrato entre as partes.

“O acerto com o ABC foi bom, ocorreu da melhor forma possível. As conversas ocorreram tão logo acabou a participação na Série C, o acordo ocorreu de forma rápida e firmamos mais um ano de contrato que espero que seja muito bom para o clube novamente, vitorioso e com muitos títulos”, destacou Afonso.

Carlão prevê bom duelo pelo gol do América

Carlão, goleiro contratado para brigar pela posição com Bruno Pianissolla, confessou que não vê a hora de poder entrar em campo para iniciar as disputas da próxima temporada. O jogador disse que a medida que os trabalhos avançam vai batendo a vontade de entrar logo em campo para começar a definir os objetivos traçados pelo América projetando o ano de 2023.

Apesar de o grupo estar trabalhando num calendário apertado de treinos, o jogador que fará a sua primeira temporada no Alvirrubro, ressalta que o treinador Leandro Sena possui um planejamento muito bom e confia que o América vai estrear forte.

“A ansiedade é muito grande, mas isso é normal em início de pré-temporada, que costuma ser muito forte e com trabalhos intensos. Os atletas sabem que a retomada dos trabalhos exige realmente um ritmo muito forte, pois é daí que iremos conseguir a preparação para atuar bem. Com isso ansiedade vai batendo, sabemos que logo de cara teremos jogos decisivos. a equipe está ciente da responsabilidade que terá pela frente pois vestindo essa camisa, temos de lutar para colocar o clube na fase de grupos da Copa do Nordeste. serão dois confrontos de mata-mata, mas iremos chegar bem preparados”, disse.

Com relação a briga particular pela posição de titular no gol americano, Carlão destaca que a mesma será muito sadia, uma vez que ele e Pianissolla possuem um nível técnico idêntico, mas o colega vem de uma excelente temporada na conquista do título da Série D.

“A briga pela posição no gol da equipe acredita que será bastante saudável, creio que o América é quem irá lucrar com isso, Bruno é um cara sensacional, fui muito bem recebido por ele que foi o primeiro a me estender a mão no elenco. Da nossa parte será uma disputa sadia e com muito respeito um pelo outro. Venho de um clube que conquistou um acesso, um título e sei da responsabilidade de chegar também num clube campeão e que possui um goleiro que fez uma excelente temporada. Isso indica o tamanho da responsabilidade que terei, mas chego com objetivo de dar o meu melhor para poder atuar”

Com relação a recepção no grupo, que já possui um certo nível de entrosamento, o novo goleiro alvirrubro disse que não teria como se sentir melhor dentro do ambiente de trabalho.

“A recepção foi muito boa, me senti muito bem recebido por todos dentro do América. Já conheço alguns atletas do atual elenco, tive a oportunidade de atuar com eles em outros clubes e para mim é muito gratificante ter a oportunidade de defender uma equipe de muita tradição, com um peso de camisa muito grande no estado e confesso que isso me motivou bastante. De minha parte espero que essa passagem por aqui seja marcada pela conquista de todos os objetivos traçados pela diretoria e a comissão técnica”, reforçou Carlão.competições, até para não termos lesões. Esse calendário de 2023 vai ser muito cheio, com muitos jogos, com bastante competições que o América vai disputar, então necessitamos de uma preparação boa e a comissão técnica foi feliz em montar essa programação. Acredito que no decorrer da pré-temporada, agora tirando um pouco mais o pé, a gente vai chegar bem condicionado para fazer uma boa estreia”, destacou Jean Pierre.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Renne Carvalho/ABC