Um dos grandes nomes da cultura potiguar ganhará uma homenagem póstuma nesta quinta-feira (9). Uma estátua do poeta e artista visual Pedro Grilo será instalada na escadaria de Mãe Luiza, bairro onde ele morava. A ação é fruto do projeto Nós na Terra, que trabalha para resgatar a cultura local.

A homenagem a Pedro Grilo contará com um cortejo/sarau e é aberto ao público. O evento está marcado para as 17h desta quinta-feira, iniciando em frente à capela Nossa Senhora Aparecida, com destino ao arco do alto da escadaria de Mãe Luiza, na Rua Guanabara.

A escultura é de autoria do artista plástico Guaraci Gabriel, com produção executiva da produtora Edilma Neves. A escultura foi feita em aço, com recursos provenientes do programa cultural Câmara Cascudo.

Quem foi Pedro Grilo

Pedro Grilo foi um poeta e artista visual único. Dono de obras originais, também tinha o mesmo perfiu na personalidade. Um boêmio que era facilmetne identificado nas ruas da cidade com o seu cajado na mão e o sombreiro na cabeça.

Ele integrou a Academia de Trovas do RN, a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN e a União Brasileira de Trovadores. Sua poesia não tinha floreios, era “venenosa como o que se encontra no Instituto Butantan”, como disse o amigo Abimael Silva, fundador do Sebo Vermelho.

A pintura entrou ao acaso na vida do artista. Começou com as paredes e letreiros comerciais que pintava para ganhar dinheiro. Desafiado, ele foi para as telas e deixou uma coleção que retrata uma Natal antiga, do século XX, com um colorido característico dele.

Pedro Grilo morreu no dia 22 de abril de 2022, aos 86 anos, por conta de problemas de saúde.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Divulgação