O deputado estadual eleito Wendel Lagartixa (PL) – impedido de tomar posse por uma decisão judicial – afirmou nesta quarta-feira 15 que foi “escanteado” depois da eleição pelo deputado federal Sargento Gonçalves (PL), com quem fez dobradinha nas eleições de 2022. Em entrevista à 98 FM, Wendel reclamou do distanciamento do aliado e afirmou que o contato com Gonçalves estava ocorrendo através de um assessor, o que o descontentou.

“Fui escanteado. Gonçalves foi negligente comigo. Ele não tem que tratar nem um assessor menor do gabinete da maneira como ele está me tratando. Eu sou muito realista no que eu falo. Meus amigos eu atendo. Quase todo dia eu dou meu telefone a 10 pessoas. Eu não tenho assessor para atender telefone de ninguém não. Meu assessor vai ser eu. Se eu dou meu telefone a uma pessoa, dou para atender. Não dou para tratar as pessoas de todo jeito não”, afirmou Lagartixa.

Lagartixa, que teve mais de 88 mil votos para deputado estadual, cobrou uma aproximação do aliado e ajuda nas tratativas do processo que corre na Justiça Eleitoral sobre o mandato dele como deputado estadual.

“Eu mereço ‘bom-dia’, eu mereço boa-tarde. Mereço ser tratado como amigo dele, eu mereço ser tratado como crente, como deputado. Mereço a atenção de Gonçalves. Ele não liga, não dá um bom-dia, não pergunta como está a questão de Brasília do seu processo. Tenho recebido telefonema de deputado que não tem nada a ver comigo. Ele tem contato com Arthur Lira, com a bancada do PL. Quem está resolvendo meu problema é meu primo”, afirmou Lagartixa.

O PM reformado disse, ainda, que só soube do convite para ocupar um cargo no gabinete de Gonçalves na Câmara dos Deputados através de um amigo em comum com o deputado federal. “Eu soube que era assessor por um amigo meu. Gonçalves não me chamou para dizer ‘Wendel, você vai tomar conta de parte do gabinete, vai limpar o banheiro’. Eu ficava satisfeito. Não teve (convite)”, destacou.

Convite para cargo é rejeitado

Wendel Lagartixa também afirmou nesta quarta-feira 15 que sua amizade com o deputado federal Sargento Gonçalves (PL) está mantida, apesar das últimas divergências públicas, mas que ele não vai aceitar o convite do aliado para assumir um cargo no gabinete dele na Câmara dos Deputados.

“Eu não trabalho com ele no gabinete, uma vez que ele disse que não confiava determinados assuntos a mim. Quero não (o cargo), porque eu não entrei na vida de ninguém para pegar cargo. Não entrei interessado em dinheiro. Existe um princípio que eu tenho que não nego, que é confiança. Não quero estar num lugar com ninguém desconfiando de mim não. Sou fiel”, afirmou Wendel, ao programa “12 em Ponto 98”.

Apesar da recusa do aliado, Sargento Gonçalves diz que o cargo segue à disposição. “Se ele não quiser, isso é uma decisão dele. Ele é o dono do cargo hoje, digamos assim. Se não quiser, o cargo vai ficar vago simbolicamente com uma lagartixa em cima para mostrar que o cargo é dele”, afirmou o deputado federal, em entrevista conjunta com Wendel no mesmo programa.

Apesar da mágoa, Wendel Lagartixa afirma que sua parceria política com Gonçalves está mantida. Ele também pediu desculpas por ter divulgado, durante o fim de semana, trechos de mensagens privadas que os dois trocaram pelo WhatsApp. “Foi um erro meu, imbecilidade minha. Não era para ter exposto isso. Foi inocente. Estava com coração machucado. Mas não justifica aquilo que eu fiz”, afirmou.

“Estou num momento difícil”, afirma deputado federal

Sargento Gonçalves (PL) justificou seu distanciamento de Lagartixa. Em entrevista também à 98 FM, o parlamentar afirmou que não está conseguindo dar atenção a Lagartixa e a familiares porque está em “um momento difícil” desde que tomou posse na Câmara dos Deputados.

“Minha mulher tem cobrado muito também. Ela também está carente. Essa atenção eu tenho ficado em falha com minhas filhas, minha própria esposa, com os meus pais. É natural. Ele precisa ter a compreensão de que nós estamos vivendo diferente. Eu era 18 anos polícia. Hoje eu tenho que ter atuação parlamentar, estou em Brasília, é sessão plenária, estou tendo que conceder entrevista na frente de seis prefeitos que eu nunca tive contato. Você veja a complexidade do momento que estou vivendo”, declarou Gonçalves.

O deputado federal pede compreensão do amigo e aliado político. “Em nenhum momento houve desprestígio de minha parte”, afirmou o parlamentar.

Gonçalves afirma que, apesar das divergências públicas com Lagartixa nos últimos dias, mantém “carinho e amor” pelo amigo.

“A minha relação não se resume a uma questão política”, acrescentou o deputado.

Fonte: AgoraRN

Foto: José Aldenir/Agora RN