Buscando fomentar a prática do esporte, em prol da saúde física e mental do funcionalismo público, o Governo do Rio Grande do Norte promoveu, no último sábado (3), em Caicó, a segunda edição do Circuito de Corridas do Servidor – Nota Potiguar. A iniciativa é do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), com o apoio das Secretarias de Administração (Sead); Educação e Cultura (SEEC), através da Subsecretaria de Esportes e Lazer; e Tributação (SET), por meio do Programa Nota Potiguar.

O secretário da Administração, Pedro Lopes, que também coordena o Comitê Gestor do PQVST, marcou presença no evento. “A qualidade de vida das pessoas é prioridade no governo da professora Fátima Bezerra. Por isso, iniciativas como essa são muito significativas. Não só pelos benefícios à saúde dos participantes, mas também porque envolve uma importância social, educacional, cultural e econômica. Vamos avançar e proporcionar mais e mais ações que beneficiem a todos”, declarou.

Caicó foi a segunda cidade a receber o Circuito de Corridas Nota Potiguar. Idealizado para contemplar mais municípios, além da capital, o evento estreou na cidade de Macau no dia 29 de abril, atraindo cerca de 150 participantes. Para a principal cidade da região do Seridó, foram 200 vagas ofertadas. Servidores públicos e comunidade se revezaram entre um trajeto de 5km para os praticantes de corrida e 3km para quem optou pela caminhada. A concentração foi na Ilha de Santana, com largada às 16h para os inscritos.

De acordo com Ricardo Amaral, que preside a Comissão Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (CEQVST), responsável por assessorar o Comitê Gestor, um dos objetivos do Programa em 2023 é interiorizar as suas ações, de modo que mais pessoas possam ser alcançadas e beneficiadas. “A ideia do Circuito de Corridas é justamente propiciar o acesso plural dessa prática esportiva. Queremos dar oportunidade aos servidores que ainda não puderam ou que geralmente não têm chance de participar das atividades realizadas em Natal e região metropolitana. Importante ressaltar também que as latas de leite em pó adquiridas no ato da inscrição serão todas doadas a instituições beneficentes locais”, disse.

O servidor lembra ainda que a interiorização das ações, inclusive, consta na Política de Qualidade de Vida no Trabalho, lançada pelo Executivo Estadual em 25 de abril e que tem, dentre suas diretrizes, viabilizar ações de promoção da saúde direcionadas ao bem-estar e também estimular o equilíbrio entre as atividades profissionais, a saúde e a vida pessoal dos integrantes da Administração Pública Estadual. “Com muita sensibilidade e boa vontade, o Governo do Rio Grande do Norte instituiu essa importante política, por meio da qual fundamentamos nossas ações”.

Na corrida, as três primeiras colocadas, premiadas com troféu na categoria feminina foram Maria Edivânia Pereira da Silva, Telma dos Santos e Maria do Rosário de Oliveira Silva. Na categoria masculino, o pódio foi formado por Alan Kelven Lima Silva, André Tyego Ramalho de Medeiros e Ítalo Mário dos Santos. Todos os participantes da prova foram agraciados com medalhas.

Em Caicó, o Circuito de Corridas recebeu total apoio da 10ª Direc (Diretoria Regional de Educação), do Detran e Polícia Militar, além da Prefeitura e da Coordenadoria Municipal de Trânsito (Cemutran). Além dos citados, estiveram presentes o secretário estadual adjunto da Administração, Iranildo Germano; o subsecretário de Esportes e Lazer da SEEC, Cezinha Nunes; a diretora da 10ª Direc, Suenyra Nóbrega; o prefeito, Dr. Tadeu; e os representantes da Comissão Estadual do PQVST, André Tavares (SEEC), Suzana Souza (AGN) e Juliana Carvalho (PGE).

A terceira edição do evento será realizada no dia 09 de julho na cidade de Santa Cruz.

Fonte: Site Gov do RN
Foto: DIVULGAÇÃO – SEAD/RN