Na Semana do Meio Ambiente, o projeto Arboriza Natal distribuiu quase 10 mil mudas de árvores nos principais cruzamentos da capital potiguar. Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Câmara Municipal de Natal (CMN), a ação liderada pelo professor e vereador Robério Paulino (PSOL) também doou mudas para instituições e prefeituras.

O Projeto Arboriza Natal continuará ao longo dos próximos meses, conforme o vereador. Todos os sábados pela manhã, a partir das 8h30, voluntários produzem mudas para serem distribuídas. Os encontros acontecem no viveiro da UFRN, localizado atrás do CCHLA.

Engajado na causa ambiental, Robério Paulino participou da I Conferência Potiguar do Clima em abril, para debater as mudanças climáticas que ocorrem atualmente. “Durante o congresso, votamos 52 medidas para combater a degradação ambiental. A principal é o plantio de 5 milhões de mudas em até seis anos. Para isso, também aprovamos a instalação de um grande viveiro em cada cidade do Rio Grande do Norte. Estamos produzindo as mudas, com um viveiro em cada unidade do IFRN e UFRN. A Federação dos Municípios de RN (Femurn) se comprometeu em montar um viveiro em cada cidade”, explicou.

A ideia é produzir um milhão de mudas por ano. Aprovado recentemente, o PL nº 319/2021 está em sintonia com o que foi deliberado na COP. Ele determina que sejam plantadas, num período máximo de 4 anos, 50 mil árvores em Natal. O projeto, de autoria de Robério, apresenta um completo pacote legislativo ambiental que prevê, além do plantio, incentivos para hortas comunitárias e disponibilização de instrumentos financeiros para que os objetivos sejam atendidos.

A lei já está em vigor e a proposta é que a ação seja feita através de uma parceria entre os poderes legislativo, executivo e municipal, numa relação inter-institucional, que envolve universidades, governos, Femurn, entre outras instituições dispostas a contribuir com a iniciativa, o que poderá se tornar um exemplo nacional e internacional.

Robério chama a atenção para a iminência das mudanças climáticas. “A Universidade de Exeter, no Reino Unido, prevê que até 2 bilhões de pessoas podem morrer por ondas de calor até o final do século. Esse é um cenário grave e tem a ver com o aquecimento do planeta, derretimento dos polos e elevação do nível do mar, que sobe 4 milímetros por ano, em média. São milhões de toneladas de plástico lançadas no mar e, até 2050, a previsão é de que haja mais plástico do que peixe no mar. Ou seja, uma ameaça permanente”.

Em Natal, a elevação do mar pode afetar a rotina da cidade. “Já há casas do litoral Sul potiguar que estão perdendo os alicerces. As temperaturas em Natal e no Sertão estão cada vez mais altas, o que dificulta a produção de alimentos. No nosso Sertão, nós vivemos um processo muito rápido de desertificação”, exemplificou Robério.

Projetos

Outros projetos de autoria de Robério Paulino, voltados para o meio ambiente, também já foram aprovados, como o que dispõe sobre a proteção às Abelhas Nativas (sem ferrão) e estímulo à polinização urbana do município de Natal.

Em tramitação, estão o que autoriza o Poder Executivo Municipal a estabelecer normas gerais sobre vida útil e fomento à adoção de novas tecnologias ecologicamente sustentáveis nos ônibus de Natal; o que estimula a instalação preferencial e progressiva de semáforos que tenham por fonte a energia solar; a adoção da cultura oceânica e de preservação dos manguezais nas redes de ensino público e privado; a Lei das Escolas Verdes que determina que estabelecimentos de ensino, municipais e particulares realizem visitas semestrais a Parques Urbanos e Unidades de Conservação de Natal; Projeto “Adote uma Árvore” e da compensação de créditos de energia solar fotovoltaica gerados por entidades beneficentes e sem fins lucrativos, além do projeto que prevê a redução de lixo orgânico de origem urbana, no município de Natal, por meio da reutilização dos resíduos na alimentação animal, entre outros.

Outra iniciativa foi a apresentação do Projeto que estabelece o Estado de Emergência Climática no âmbito do Município do Natal. Este projeto ainda está em tramitação, mas já ocorreu a aprovação da emenda ao Plano Diretor que cria o Plano Municipal de Mudanças Climáticas.

Foto: Cedida

Fonte: AgoraRN