As aulas da Escola Estadual Professor Francisco Barbosa, em São José do Mipibu, na Grande Natal, precisaram ser suspensas devido ao risco de desabamento de uma caixa d’água dentro das dependências da unidade de ensino. A diretora Maria dos Prazeres informou que nas últimas semanas estalos passaram a ser ouvidos da construção, acompanhados da queda do revestimento e consequente exposição da estrutura metálica do equipamento. As atividades presenciais foram suspensas nessa terça-feira (13).

A diretora comunicou a 2ª Diretoria Regional de Educação e Cultura antes da decisão, tomada na última segunda-feira (12), e também solicitou uma inspeção do Corpo de Bombeiros no local. Um engenheiro da Secretaria Estadual de Educação já vistoriou o local e classificou a situação como risco crítico e que precisa de reparos urgentes.

A Defesa Civil de São José de Mipibu também foi à escola nesta quarta-feira (14) para fazer inspeção na caixa d’água. A expectativa é que os laudos saíam nesta quinta-feira (15) com as definições do que precisa ser feito para que as aulas voltem ao normal. Até lá, as atividades presenciais seguem suspensas.

Maria dos Prazeres foi à sede da Secretaria de Educação, em Natal, nesta quarta-feira para dar encaminhamento à resolução do problema. O Núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN) pedindo solução definitiva do problema, sem medidas paliativas.

“Fato ainda mais greve: a caixa d’água foi construída no pátio central da escola, local de intensa movimentação de alunos e funcionários. A queda da estrutura poderia ocasionar uma tragédia, ferindo ou até mesmo vitimando membros daquela comunidade escolar”, diz a nota do sindicato.

De acordo com a diretora Maria dos Prazeres, a Escola Estadual Professor Francisco Barbosa conta com cerca de 1.100 alunos matriculados atualmente. As aulas seguirão suspensas, por tempo indeterminado, até que a situação seja solucionada.

Foto: Reprodução/O Alerta

Fonte: Tribuna do Norte