A major Márcia Martini é a primeira mulher na história à frente do comando operacional do Corpo de Bombeiros de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A passagem de comando aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), no 3º Grupamento de Bombeiros Militar, em Mossoró.

Márcia Martini é formada em educação física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Entrou na academia de oficiais em julho de 2007 e em 2010 foi declarada aspirante à oficial do Corpo de Bombeiros, em Mossoró.

A oficial participou de diversos cursos de capacitação operacionais como o de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas no Chile, de Salvamento Veicular, de Instrutor de Combate ao Incêndio e curso de supervisor de Mergulho de Segurança Pública.

“Esse momento ser realizado no mês do Agosto Lilás tornou a solenidade ainda mais grandiosa”, avaliou a oficial, ao ressaltar o objetivo, como nova comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, de “não é só trazer a segurança física para aqueles que nós atendemos, mas reduzir o medo de viver. Toda mulher tem direito de não ter medo e de ter paz, seja aonde ela estiver”.

Grupamento

A Unidade de Bombeiros de Mossoró – RN (3° GBM) atende as ocorrências do município, e também as da Região Oeste e Litoral Setentrional. São 66 cidades com três unidades instaladas em Mossoró, Pau dos Ferros e Assu, compostas por 137 militares.

O comando possuiu vinte viaturas disponíveis para atendimentos. A média de ocorrência no Grupamento é de 1.500 por semestre, o que equivale a 250 ocorrências mensais. De janeiro a junho de 2023, foram 1.044 ocorrências na unidade de Mossoró, 240 ocorrências em Pau dos Ferros e 232 em Assu.

Fonte: G1

oto: Carmem Felix/Assecom/Governo do RN