Após oito anos e uma longa disputa judicial, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) retomou a entrega de meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas, à população do Rio Grande do Norte. A previsão é de que mais de 4,3 mil  itens sejam entregues dentro dos próximos meses. De acordo com a pasta, a entrega representa um investimento de R$ 11,1 milhões.

Até o momento, segundo a Sesap, foram entregues aproximadamente 660 itens, do rol de 44 tipos, entre cadeiras de rodas para adultos e crianças, cadeiras de banho, muletas, bengalas, parapodium’s, andadores e almofadas.  A retomada do trabalho, que é articulado pelo Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada – antigo CRI – se deu há pouco mais de um mês, com a finalização do processo de contratação aberto em 2022.

A estimativa de compra via licitação foi elaborada para atender toda a fila de espera, com base na série histórica do banco de dados do Cerae. Cada pessoa que fez requisição de algum material nesse período deve procurar, no caso de morar no interior, a secretaria de saúde do seu município ou o centro de reabilitação mais próximo, para receber o meio auxiliar. 

No caso da Região Metropolitana de Natal, as entregas são feitas diretamente pelo Cerae, localizado na Avenida Alm. Alexandrino de Alencar, mediante contato pelos números 3232-9720 ou 3232-9739. Quem ainda não está na lista precisa iniciar o processo de requisição por meio das secretarias municipais de saúde, que regulam os pacientes de acordo com a demanda.

Este é um tema acompanhado pela TRIBUNA DO NORTE em reportagens anteriores com destaque para a morosidade na entrega dos equipamentos. Com relação a cadeiras de rodas adaptadas, a fila de espera chegou a contar com mais de 2,3 mil pessoas do Estado. 

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Reprodução/SESAP