Animado com a alta do PIB, que cresceu 0,9% no segundo trimestre deste ano, três vezes acima do esperado, o CEO do Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho afirmou nesta sexta-feira (1) que o crescimento econômico do Brasil em 2023 deve se aproximar de 3%. Maluhy fez essa declaração durante sua participação em um painel no Brazil Lide Development Forum, evento organizado pelo Lide e realizado em Washington, nos Estados Unidos.

Conforme noticiado pelo portal UOL, em seu discurso, o CEO destacou que os números recentes reforçaram a visão positiva do banco em relação à economia brasileira. “Em relação ao curto prazo, acreditamos que a economia deve apresentar um crescimento próximo a 3% este ano, esse é o nosso número sendo revisto. O PIB do segundo trimestre foi divulgado hoje de manhã e veio acima das expectativas do mercado. Ele confirma essa visão, com destaque positivo para o consumo das famílias, que seguiu acelerando, então tem muita resiliência aqui no mercado de trabalho”, declarou.

Além disso, Maluhy ressaltou que “o país está pronto para mudar de patamar em termos de taxa de crescimento”, enfatizando que as instituições financeiras, incluindo o Itaú Unibanco, e as instituições financeiras multilaterais podem desempenhar um papel fundamental nesse processo, tanto como fontes de financiamento quanto como detentoras de expertise.

Quanto ao ano de 2024, Maluhy não especificou a projeção de crescimento do banco, mas mencionou que a expectativa é de um crescimento um pouco menor. Ele explicou que essa previsão se deve aos “efeitos importantes e defasados da política monetária no combate à inflação” – em referência às altas taxas de juros mantidas pelo Banco Central.

Com essa perspectiva positiva para 2023 e a visão de que o Brasil está pronto para avançar economicamente, as projeções do presidente do Itaú Unibanco alimentam a expectativa de um cenário econômico mais robusto nos próximos meses, ressaltando a resiliência da economia brasileira.

Fonte: Blog do Silvério Filho