A Semana da Pátria no Rio Grande do Norte está oficialmente aberta. A cerimônia foi realizada no Centro Administrativo, na manhã desta segunda-feira 04. A recepção das autoridades foi feita pela banda de música da Polícia Militar com a presença de representantes das Forças Armadas do Rio Grande do Norte e da comunidade escolar.

“Começamos a semana com a alegria de estarmos aqui para renovar nosso compromisso com a nossa fé inabalável, com a nossa lealdade à democracia e à Constituição. Um momento como esse é oportuno para nunca deixarmos esquecer do maior dever cívico e moral que é o compromisso em preservar a democracia. Inspirada na carta maior que traduz os sonhos, as aspirações do povo brasileiro que é a Constituição. Sendo assim declaro aberta a Semana da Pátria”, disse a governadora Fátima Bezerra.

abertura contou, além da banda da Polícia Militar, com a banda marcial de três escolas estaduais: Winston Churchill, Maria Ilka e Aldo Fernandes, que conduziram o momento de acendimento da Pira Olímpica. A tocha foi levada pelo estudante Guilherme de Moura Nascimento, acompanhado por todo seu time de handebol da Escola Estadual Augusto Severo, com os atletas medalhas de ouro no Juverns 2023.

Logo após este momento, a governadora hasteou a bandeira do Brasil, acompanhada do vice-almirante Alexander Reis Leite, comandante do 3º Distrito Naval do Exército Brasileiro e pela Secretária de Estado da Educação, professora Socorro Batista, com a execução do Hino Nacional brasileiro pela banda da polícia militar sob a regência do maestro Ronaldo Bezerra de Carvalho, subtenente da polícia militar;

Socorro Batista, secretária de Educação do Rio Grande do Norte fez um reconhecimento histórico da importância do momento, relembrando que a independência é marcada por conflitos e a necessidade de lembrar das lutas pela equidade e igualdade. “Não podemos esquecer que ainda temos muitas lutas de igualdade racial, a luta dos direitos das mulheres, principalmente as mulheres negras e a lembrança que hoje ainda existem 11 milhões de brasileiros analfabetos. “A solenidade precisa repetir sempre a democracia para que o atraso ético e moral não aconteça nunca mais. É uma semana nobre que luta por um País mais justo e igualitário”, ressaltou a secretária.

Acompanharam a agenda, além dos já citados, o general de brigada Erb Lyra, comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, coronel Fischer, comandante da base aérea de Natal, coronel Araújo, secretário de Segurança Pública do RN, coronel Monteiro, comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alarico comandante da Polícia Militar, além do presidente do TRE desembargador Cornélio Alves e o Procurador Geral do Estado Antenor Roberto, Olga Aguiar, secretária da Semjidh, Ana Cláudia Saraiva delegada geral da Polícia Cívil e Naire Capistrano, secretária adjunta da educação do município de Natal.

Fonte: AgoraRN

FOTOS: CARMEM FELIX – ASSECOM/RN