Cerca de 300 mil doses de vacina antirrábica que foram enviadas pelo Governo Federal para o Rio Grande do Norte podem acabar ficando inutilizadas depois de terem perdido temperatura durante o transporte.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o incidente ocorreu quando as vacinas estavam de posse da empresa contratada pelo Ministério da Saúde por fazer o transporte. Não houve detalhamento sobre como ocorreu a falha de transporte.

Por causa do problema com a chegada dos imunizantes, a campanha de vacinação antirrábica, iniciada em 10 de julho, foi suspensa em algumas cidades, como Natal.

O “Dia D” de vacinação foi adiado em todo o Estado do dia 30 de setembro para 21 de outubro. Uma nova carga – desta vez com 200 mil doses – deve ser enviada pelo Ministério da Saúde ao Estado até o fim da semana para garantir a continuidade da campanha.

Segundo a Sesap, antes desse problema, a campanha havia imunizado, até o momento, 47% dos cães e gatos, de um total de cerca de 690 mil animais no Rio Grande do Norte. O prazo para finalização da campanha antirrábica de 2023 é o dia 20 de novembro.

Em nota, a Sesap disse que “reforça a importância da vacinação anual dos animais domésticos, visto que em 2023 foram diagnosticados 42 casos de raiva em animais no RN”. “Ao vacinar os cães e gatos, protege-se também quem tem contato próximo com os animais”, destaca a pasta, em nota.

Procurado, o Ministério da Saúde não respondem em que etapa do transporte ocorreu a perda de temperatura nem deu informações sobre a empresa contratada para o serviço. Também não divulgou prazo para conclusão da análise sobre a possível utilização ou não dos frascos e sobre o encaminhamento da nova remessa de doses.

Fonte: AgoraRN

Foto: Agência Brasil