A Petrobras lançou ontem (10/10) o Polo Regional da Universidade Petrobras no Rio Grande do Norte. Este é um marco importante na história da Petrobras e reafirma o compromisso da empresa em fortalecer sua presença no Nordeste, transformando a região em um importante polo de investimentos em transição energética. Com a análise e implementação de projetos relacionados à energia eólica e solar, aproveitando as vastas áreas disponíveis no estado, a Petrobras quer fazer parte do desenvolvimento de um ecossistema sustentável onde construirá um hub de projetos de energia eólica.

O novo Polo Regional da Universidade Petrobras criará condições e oportunidades para a formação de parcerias com instituições de ensino locais, associações profissionais e outras empresas da região. A Petrobras está construindo uma importante parceria técnica com o Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, em Natal, com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Faculdades de Energias Renováveis em Natal e Mossoró. Além disso, o CTGAS-ER (Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis) é uma instituição de referência na área de energias renováveis no Rio Grande do Norte, oferecendo cursos, projetos e serviços de pesquisa e desenvolvimento.

Parcerias estratégicas poderão promover uma rica troca de conhecimento, compartilhamento de recursos e colaboração em projetos de pesquisa e desenvolvimento. A Universidade Petrobras (UP) tem um compromisso com a transição energética da companhia. O novo Campus avançado em Natal é um passo importante nessa direção. A presença da UP na região permitirá uma melhor compreensão de necessidades locais e, assim, poderão ser desenvolvidos programas de treinamento mais adequados à realidade da região. Isso pode incluir aspectos técnicos específicos, requisitos regulatórios e cultural, possibilitando abordagens adaptadas às características da região. A chegada da UP desempenha um papel importante no desenvolvimento de talentos locais, fortalecendo a capacidade da força de trabalho da empresa e estimulando o crescimento econômico regional, ao fornecer uma mão de obra especializada localmente, além de estimular iniciativas de geração de emprego e renda. O Polo Regional da Universidade Petrobras no Rio Grande do Norte contribuirá para o desenvolvimento sustentável da região e do país, capacitando profissionais e desenvolvendo tecnologias voltadas para fontes mais limpas e sustentáveis de energia.

Durante o lançamento, estiveram presentes o Gerente Executivo de Gestão Integrada de Transição Energética, Cristiano Levone de Oliveira e o Gerente Geral da Universidade Petrobras, Antonio Felipe Flutt. Ao falar sobre a energia do futuro, Levone destacou o papel da Petrobras na transição energética justa, em linha com as empresas congêneres internacionais, priorizando a importância de parcerias de excelência técnica, para atuar em negócios de baixo carbono, diversificando o portfólio de forma rentável e promovendo a perenização da Petrobras.

O evento reuniu representantes de instituições educacionais do estado, como universidades, institutos e grupos de pesquisa, além de representantes da Secretaria de Educação do Governo do RN e da FIERN.

Fonte: AgoraRN