Devido a grande busca pela lente de máscara de soldador número 14 para assistir ao eclipse solar anular, o material começou a esgotar em várias lojas de construção de Natal e regiões metropolitanas. O produto teve uma grande demanda por ter um valor acessível e proporcionar a segurança adequada para visualizar o fenômeno.

De acordo com o diretor da Comjol, José Lucena, houve uma grande procura pelo produto e a lente esgotou na maioria das unidades da loja. “Aqui na Comjol, na quarta-feira não tínhamos mais nenhum item”, disse.

Sobre a grande saída das lentes, o diretor comentou que foi uma ótima oportunidade de aquecer e movimentar o estoque de vendas, em especial de um produto que não costuma ter uma procura tão alta. 

“Quem tinha um bom estoque conquistou um bom resultado nas vendas”, afirmou José Lucena.

Proteção para assistir ao eclipse evita danos à visão

Segundo o astrônomo José Renan, olhar diretamente para o sol sem o uso de proteção pode causar danos aos olhos. Dessa forma, é importante que a numeração da lente seja a número 14 ou superior, visto que a lente de soldador número 12 ou inferior, por exemplo, não irá proteger adequadamente os olhos contra os raios de sol.

“É necessário usar óculos especiais para eclipses, que têm filtros apropriados para a observação desse tipo de fenômeno, e olhar para longe do sol antes de remover os óculos”, explicou José Renan. 

A capital potiguar terá uma posição privilegiada para observar o eclipse, que acontece neste sábado 14, com início às 15:29 e término às 17:51. 

Fonte: AgoraRN

Foto: REUTERS/Rodrigo Garrido/Direitos Reservados