O xadrez do Rio Grande do Norte manteve a tradição e ocupou mais uma vez o lugar mais alto do pódio nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs 2023, que neste ano ocorre em Joinville/SC. Os alunos da UFRN Davi Alves e Igor Fernandes conquistaram a medalha de ouro na modalidade por equipe, enquanto que no feminino as alunas Raissa Crispim e Maria Ruthiane Ramalho ganharam a medalha de prata, também por equipe.


Desde a década de 1970, quando historicamente obteve a medalha de prata por equipe e a medalha de ouro individual com o MF Máximo Macedo, que o Rio Grande do Norte, com destaque para a UFRN, vem se destacando nos JUBs. Depois, na década de 2000, obteve a medalha de ouro por equipe e pódio individual três vezes com MI Máximo Iack Macedo.


As conquistas continuaram na década de 2010 com pódios por equipe e individual com MN Vitor Firmo e Carolina Alves. Agora, a mais recente geração da década de 2020 conquistou em 2022 a medalha de ouro com o MN Davi Alves, que neste ano voltou a vencer, desta vez por equipe, ao lado de Igor Fernandes, além da brilhante conquista da medalha de prata por Raissa Crispim e Maria Ruthiane Ramalho, todos capitaneados pelo MN Márcio Jordão.


As conquistas são resultado da parceria entre a UFRN e FNX, através de treinamento oferecido na Sala de Xadrez no Ginásio I da UFRN, onde comunidade e alunos interagem com a estrutura e eventos da Federação Norte-rio-grandense de Xadrez.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Divulgação