Festival Gastronômico de Caicó começou ontem 22 com o Circuito de Restaurantes, num período em que a cidade realiza a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Os estabelecimentos de alimentos e bebidas da cidade foram desafiados a produzirem pratos para o Festival que tivessem obrigatoriamente, no mínimo, três ingredientes: carne de sol, queijo de Caicó e um terceiro ingrediente característico da cozinha potiguar.

Ao todo, 16 restaurantes submeteram pratos que se dividem em três categorias: entrada/petisco, prato principal e sobremesa. Os clientes dos estabelecimentos terão até o feriado de 2 de novembro para percorrer o Circuito de Restaurantes, comprar os pratos e votar para ajudar a eleger os vencedores do Festival Gastronômico. No primeiro dia de festival, a empresária Telma Guedes, não perdeu tempo e já foi conferir os pratos preparados para a competição. Ao lado das amigas Régia Dantas, Madalena Almeida e Lígia Medeiros, elas prometem ajudar na disputa. “Já olhamos todo o cardápio e já estabelecemos onde vamos comer e os dias de visitar cada restaurante”, destacou Telma.

Nas redes sociais @festivalgastronomicodecaico estão publicadas as fotos dos pratos, nomes dos estabelecimentos, endereços, dias e horários de funcionamento para que o público se programe e participe do Circuito de Restaurantes.

“Ficamos surpresos com a criatividade empregada nos pratos inscritos e com a variedade de elementos que foram agregados aos nossos ingredientes regionais carne de sol e queijo. Crustáceos, frutas, cereais e doces trouxeram muitas surpresas que a população pode conferir a partir desse domingo. O propósito é movimentar a economia local e fortalecer a imagem de Caicó enquanto importante destino turístico gastronômico do RN”, destaca Diego Vale, da organização do Festival.

A próxima etapa da programação será o Festival na Praça, marcado para os dias 3 e 4 de novembro. As atividades acontecerão na Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, no entorno do Arco do Triunfo de Caicó, e a estrutura contará com Cozinha Show, oficinas, palestras, concurso gastronômico, feira de produtos gastronômicos artesanais, shows e muito mais.

O evento é uma realização da Agência Referência, com apoio do Sebrae, Universidade Potiguar e FESPEG. O patrocínio é do Programa Cultural Câmara Cascudo, Fundação José Augusto, Governo do RN, Supermercado União – Rede Seridó, Queijaria Dona Gertrudes, Armazém Zezão, IROC – Instituto Radiológico Oral de Caicó, Slup Sorvetes e Eletrocenter.

Fonte: AgoraRN

Foto: Isaac Silva