O cenário noturno da capital potiguar está mais efervescente e isso se deve em grande parte à crescente importância dos bares e gastrobares da capital, avalia Artur Fontes, diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RN). A 21ª edição do Prêmio Top Natal, promovido pelo Sistema Tribuna de Comunicação em parceria com a Consult Pesquisa, trouxe uma novidade que reflete essa realidade: a inclusão do segmento de bares e gastrobares na pesquisa. Somente neste segmento, foram citados 134 estabelecimentos pelos consumidores natalenses ouvidos entre os dias 10 e 15 de julho.


O prêmio destaca as 29 marcas mais lembradas pelos consumidores em diversas categorias, com base em uma metodologia que avalia o “top of mind”, ou seja, o grau de lembrança dos produtos e serviços entre os natalenses. Artur Fontes destaca que o setor se modernizou nos últimos anos para atrair mais clientes locais e principalmente turistas. “Cada vez mais, bares com cozinhas requintadas ou até mesmo restaurantes, que se modernizaram e adotaram uma postura mais descolada, aparecem no mercado potiguar, com grande força nas regiões onde temos maior penetração de turistas”, diz.


A pesquisa, que ouviu 600 pessoas nas quatro regiões de Natal, trouxe à tona a importância crescente desse segmento na vida das pessoas. O diretor da Abrasel reforça que a inclusão dos bares e gastrobares no Top Natal é mais um indicativo do crescimento do setor. “Primeiramente é o reconhecimento do bom trabalho prestado na capital. Ser lembrado e ainda por cima ser votado como uma casa merecedora de um prêmio tão relevante é importante e pode se tornar uma ótima estratégia de comunicação para o vencedor”, comenta.


Outro ponto levantado por Artur Fontes é uma competição mais justa, uma vez que antes da criação da categoria, os bares e gastrobares concorriam em outros segmentos, com estabelecimentos especializados. “É importante também, por dar a oportunidade de bares, botecos, gastrobares concorrerem entre si mesmo, deixando a análise muito mais justa do que ao concorrer com grandes restaurantes onde o foco é puramente a gastronomia”, pontua.
O diretor da Consult Pesquisa, Paulo de Tarso, que conduziu a pesquisa do Top Natal, diz que a novidade é fruto de uma característica do próprio prêmio, de estar sempre atento à dinâmica econômica da cidade. “O Top vem se adaptando ao longo dos anos porque o mercado muda também, é claro. E para esse ano foi incluído o segmento bar/gastrobar, que é um setor onde tem uma concorrência muito boa, uma competitividade muito interessante, com pessoas trabalhando duro, então é um segmento extremamente ativo e com uma influência econômica na cadeia da cidade”, comenta Paulo de Tarso.


Sintoma disso, é lançamento da campanha Bar em Bar, da Abrasel, em Natal. A campanha já era realizada em outros locais, mas não tinha uma cultura bem estabelecida na capital. “Era um festival que durante muitos dos 17 anos de existência, nós não realizamos em Natal, exatamente por não termos em nosso quadro de associados, casas com esse perfil”, conta Artur Fontes. No entanto, o setor também enfrenta alguns desafios, como controle de estoque, diz o representante da Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte.


“Os desafios são ainda maiores do que de um restaurante, pois o bar tem muitas particularidades, como controle de estoque rigoroso de bebidas e insumos, além de uma baixa lucratividade em produtos básicos, como a cervejinha”, diz.


Os resultados do Top Natal deste ano mostram claramente a relevância crescente dos bares e gastrobares para Natal e destacam o compromisso do prêmio em reconhecer e impulsionar os negócios que fazem a diferença na vida dos natalenses. À medida que esse grupo do comércio continua a crescer, sua influência na economia natalense só tende a aumentar, proporcionando oportunidades e dinamismo para a cidade. Artur Fontes acrescenta que o Top Natal acaba incentivando também a disputa saudável entre os estabelecimentos ao “subir o sarrafo” da competição, nivelando-os por cima.


“Algumas casas tradicionais e já consolidadas em Natal têm elevado o nível de ‘competição’, fazendo com que outros do mesmo nicho tentem também se adequar. No início talvez uma cerveja gelada fosse o suficiente para ter vida longa, hoje, isso vai muito além, é preciso ter comida boa, gestão eficaz, atendentes capacitados e muito mais. Naturalmente, quem não se adequar a essas novas realidades do setor, ficará para trás e as casas que enxergarem esses valores irão sempre procurar formas de inovar e manter seus clientes engajados”.

Top Natal 2023
O prêmio de maior relevância no cenário mercadológico e publicitário do Rio Grande do Norte reconhecerá as 29 marcas que permanecem mais vivas na memória dos consumidores. A iniciativa é do Sistema Tribuna de Comunicação, em colaboração com a Consult Pesquisa, que realizou entrevistas junto à população para identificar as marcas que se destacam em Natal. O prêmio enfatiza produtos e serviços através do método que se baseia nas respostas espontâneas dos entrevistados (conhecido como “top of mind”). O propósito por trás dessa abordagem metodológica é avaliar o grau de retenção na memória de produtos, marcas ou serviços entre os consumidores e potenciais consumidores.


O estudo realizado pela Consult, que envolveu a participação de 600 indivíduos nas quatro áreas de Natal. A técnica “top of mind” foi aplicada em locais predeterminados, com formulários personalizados. A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para acontecer em 9 de novembro, no casarão histórico do Solar Bela Vista.


Ao todo, o Top Natal 2023 vai premiar as lojas mais lembradas de 29 segmentos: agência de viagem; água mineral; café; clínica médica especializada; colégio particular; concessionária de veículos nacionais (autorizadas); concessionária de veículos importados (autorizadas); construção civil; cursinho pré-Enem; material de construção; bar/gastrobar; farmácia de manipulação; hospital particular; imobiliária; instituição de ensino superior particular; laboratório de análises clínicas; laticínios; loja de material de informática; loja de departamentos; ótica; padaria; perfumaria; pizzaria; plano de saúde privado; provedor de internet; restaurante; shopping center; sorvete; e supermercado.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Adriano Abreu