Álvaro Dias decidiu fazer o mínimo e podemos esperar uma tragédia. Por decisão do prefeito de Natal, está suspenso parte do atendimento de média e alta complexidade para procedimentos cardíacos. A situação é extremamente grave devido à possibilidade de colapso e mortes em série.

A decisão da gestão Álvaro Dias foi comunicada através de ofício à rede conveniada. No documento, é informado que só serão pagos os valores contratados dentro do teto. Uma solução “simples” que pode resultar em consequências preocupantes, como a piora do quadro e mortes.

Na prática, isso significa que a partir do dia 10, pessoas que precisarem de assistência médica por motivos de infarto, cardiopatias congênitas ou outros problemas do coração ficarão sem o serviço, esperando em UPAs ou sendo encaminhadas para casa.

De acordo com levantamento do jornalista Dinarte Assunção junto à rede conveniada do município, há pelo menos 71 pessoas aguardando procedimentos. O número pode estar defasado, uma vez que diariamente cardiopatas se deparam com falta de atendimento e engrossam a lista.

Um problema de orçamento sendo resolvido a custo de vidas de natalenses que precisam de atendimento e o tinham regularmente até essa decisão.

A situação também contribui para a judicialização da saúde. Quem não consegue assistência, busca a garantia do serviço através do judiciário.

Ao invés de tentar uma solução com todos os envolvidos, Álvaro Dias transfere responsabilidades e, enquanto isso, vidas estão em risco.

Fonte: Blog do Rudimar Ramon

Foto: Reprodução