Com ética, modernidade, tecnologia e inovação, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) se renovou e conquistou avanços ao longo dos últimos cinco anos para os 31 mil profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências registrados ativos e com visto no Conselho.

À frente da presidência do Conselho nessas últimas duas gestões, mas licenciada atualmente, Ana Adalgisa Dias destacou o “salto para modernidade” do CREA e citou como exemplo a Carteira Digital. “É pioneira no país e chegou para facilitar e agilizar a vida dos profissionais com praticidade, rapidez e segurança”, disse.

Ainda falando em tecnologia, o CREA-RN foi o primeiro do Brasil a ser uma autoridade certificadora e agora os profissionais têm o Certificado Digital com a chancela do Conselho.

Quando o quesito é ética, mais uma vez vem pioneirismo, com a implantação do programa de integridade, compliance e ética e a conquista do selo de combate à corrupção do Tribunal de Contas da União (TCU). “Isso só mostra o quanto desempenhamos uma gestão com transparência e pautada em valores”, afirmou.

Outro ponto elencado pela gestora remete à fiscalização para combater aqueles que são ilegais protegendo a sociedade de pessoas leigas e que podem colocar em risco à população. Dessa forma, fortalece os profissionais registrados no Conselho. “Houve uma constante capacitação e uso de equipamentos modernos para facilitar o trabalho no combate ao exercício ilegal da profissão”, comentou.

Segundo a presidente licenciada, uma Força Tarefa chegou em cinco regiões do RN com objetivo de intensificar a fiscalização e garantir que os profissionais registrados estejam à frente dos serviços e obras no estado. “Nos últimos cinco anos, foram 32 mil fiscalizações nas áreas da engenharia, agronomia e geociências em todos os municípios potiguares com 1.535 pessoas autuadas pelo exercício ilegal da profissão”, informou.

Em outro ponto, o CREA-RN tem agido para que haja o cumprimento do piso salarial dos profissionais. “Somente em 2022, o Conselho notificou mais de 200 empresas com foco no cumprimento do piso salarial”, disse. Houve ainda o questionamento aos editais de concursos públicos que traziam remuneração inferior ao piso dos profissionais da engenharia nas vagas ofertadas.

Com foco no pioneirismo e parceria, o CREA-RN fez convênios com instituições como a Neoenergia Cosern, Justiça Federal, TCE, FIERN e AMARN para desenvolver atividades de interesse mútuo nas áreas da educação, do combate ao exercício ilegal da profissão, inovação e desenvolvimento.

Nesse período dos últimos cinco anos, também foi criado o programa CREA-RN de Portas Abertas e com ele o projeto CAPACiTA CREA-RN. “É a oportunidade para profissionais em início de carreira e estudantes buscando por capacitação e treinamento qualificado em nosso Conselho”, frisou a presidente licenciada.

No total, foram 284 palestras, seminários, eventos, além de cursos gratuitos de capacitação com o apoio da MÚTUA, que é a Caixa de Assistência dos profissionais do CREA-RN. “Ao todo, foram quase 12 mil pessoas beneficiadas”, falou. O CREA-RN também esteve presente nas instituições de ensino por meio do CREA no Campus, levando informações sobre o que é o Sistema e a responsabilidade profissional. “É uma iniciativa que conta com o apoio do CREA Júnior e ajuda os alunos a conhecer a instituição e o trabalho desenvolvido a favor da categoria”, destacou.

Há ainda o CREA-RN Debate, que é promovido em cooperação com órgãos públicos, instituições de ensino e entidades de classe, resultando na discussão de assuntos de interesse do cidadão potiguar. Dentro dessa temática, em 2022, o Conselho elaborou a Agenda de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, um documento elaborado pelos profissionais da engenharia, agronomia, geociências e tecnólogos de todas as regiões do estado entregue aos candidatos ao governo do Estado, Senado Federal e entregue aos deputados estaduais e federais eleitos.

Com foco em esclarecer dúvidas sobre ART, CAT e outros documentos, o Conselho implementou o CREA-RN In Company em que servidores visitam empresas e órgãos públicos e privados fazendo esses esclarecimentos. Houve ainda a modernização do atendimento. “Em 2019 surgiu o Crea-RN Fácil, via WhatsApp, para facilitar a vida dos profissionais, empresas e cidadãos. De lá para cá, já são mais de 120 mil atendimentos on-line. E agora foi implantado o atendimento virtual com múltiplos canais, diminuindo ainda mais o tempo de resposta, alcançando um alto grau de satisfação”, concluiu.

Fonte: AgoraRN

Foto: reprodução