Nesta segunda-feira (20), o diretor presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), José Marques, esteve reunido com a governadora do RN, Fátima Bezerra e o superintendente da CBTU Natal, João Maria Cavalcanti, para tratar de assuntos referentes às doações de trilhos para as obras do complexo Oiticica e doação de locomotiva e carros de passageiros, trilhos e dormentes para as Prefeituras de Patu e São Fernando e ao Governo do Estado, através das secretarias da Fazenda e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

A governadora Fátima Bezerra enfatizou a parceria entre as entidades: “Estamos aqui olhando para frente e com uma sinergia completa e permanente com a CBTU. Falar de transporte público é falar de um dos direitos fundamentais que precisam ser priorizados para o bem-estar e desenvolvimento da população com esse olhar social”.

“Agradecemos a governadora do RN que defende e acompanha a CBTU desde o início. É uma alegria imensa estar aqui com todos que estão comprometidos em desenvolver a ferrovia. Nenhuma cidade se desenvolve se não houver investimentos no transporte público sobre trilhos, por isso estamos aqui para fortalecer essa parceria”, disse o diretor-presidente, José Marques.

Todo o processo de doação se trata de bens móveis inservíveis ao sistema ferroviário, mas que podem ser reutilizados para outros fins. O valor da doação dos bens inservíveis é de 1,5 milhão de reais.

“É muito importante esse processo de doação de material porque estamos beneficiando a população e celebrando essa parceria do Governo Federal com o Estado e Municípios”, destaca João Maria Cavalcanti, superintendente da CBTU Natal.

Para São Fernando os trilhos doados serão usados na construção de dispositivos para impedir acesso de animais. Os dispositivos serão assentados no sistema viário municipal contribuindo para a segurança viária.

A Secretaria do Estado da Fazenda usará os trilhos para reparos emergenciais no sistema de drenagem do pátio de
retenção de veículos do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF CARAÚ).

A prefeitura de Patu receberá 2 carros de passageiros, 1 locomotiva, trilhos e dormentes que serão usados na revitalização da Estação Ferroviária do município, promovendo o resgate da memória afetiva, fomentando o turismo, cultura e preservação do patrimônio para a biblioteca pública da cidade.

Estavam presentes: Eduardo de Oliveira Coimbra (Diretor de Planejamento e Relações Institucionais); Valmir Soares de Azevedo (Adjunto da Diretoria de Planejamento e Relações Institucionais); Natália Bonavides (deputada federal) Fernando Mineiro ( deputado federal);
Divaneide Basílio (deputada estadual);
Rivelino Câmara ( prefeito de Patu); Genilson Maia (Prefeito de São Fernando) e representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e Secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ).