O ano está se aproximando do fim. Será que ainda dá tempo de conseguir o tão sonhado corpo ideal para o verão 2024? Pensando nisso, fomos em busca de respostas com a profissional de educação física, a personal Mabel Hipolito.

Entrevista

Existe luz no fim do túneo?

Mabel – Depende do SHAPE esperado (risos), mas nesses quase dois meses para o verão com uma rotina de treino de 5 dias por semana, conciliando musculação, cardio e alimentação regrada, é possível conseguir um bom resultado com uma musculatura mais tonificada e uma barriga mais cequinha, que geralmente é o que público busca.

Pra perder peso e conquistar o famoso “tanquinho”, qual a melhor opção: musculação ou cardio? 

Mabel – Já foi comprovado cientificamente que comparado ao cárdio, a musculação gera mais resultado em termos de emagrecimento, pelo aumento da massa muscular que gera o aumento da taxa metabólica basal (TMB), que faz com que o seu corpo consuma mais energia durante o dia.  Mas para conquistar o famoso “tanquinho“ tem que conciliar treino e dieta.

Cardio antes do treino de força, qual a função? E como atua se for feito após a musculação? 

Mabel – É recomendado antes do treino de força fazer uma mobilidade dinâmica para preparar as articulações e ativar a musculatura. O cárdio dependendo da intensidade diminui o rendimento no treino de força . É uma ótima opção para fazer pós treino, principalmente para as pessoas que desejam aquele “shape” com um aspecto mais seco e com um percentual de gordura menor .

O personal é o profissional adequado para que aluno consiga chegar ao seu objetivo?

Mabel – Sem sombra de dúvidas. Também já é comprovado cientificamente que pessoas que treinam com personal tem melhores resultados quando comparado a pessoas que treinam sozinhas. O profissional auxilia na execução, na progressão de carga, aumentando a eficácia dos exercícios e garantindo que os objetivos sejam alcançados com mais rapidez.