São Paulo (AE) – A derrota para o Bahia por 5 a 1, na última sexta-feira, prejudicou o Corinthians no Brasileirão. Com 44 pontos, a equipe de Mano Menezes ainda corre sérios riscos de ser rebaixada nesta temporada. Na 13ª colocação, apenas três pontos separam o clube da zona de rebaixamento. Nesta terça-feira, às 21h30, o time paulista encara o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro, para salvar sua temporada e evitar uma reedição de 2007.


Naquele ano, o Corinthians chegou à penúltima rodada precisando apenas de uma vitória simples para evitar o primeiro rebaixamento de sua história. No estádio do Pacaembu, a equipe, à época treinada por Nelsinho Baptista, enfrentou o Vasco, mas saiu derrotada por 1 a 0, com gol de Alan Kardec. O resultado fez com que o time chegasse à última rodada com um ponto de vantagem para o Goiás, mas precisando de um tropeço do rival ou de um triunfo diante do Grêmio, em Porto Alegre – cenários que não ocorreram.


Em 2023, o cenário tem semelhanças. Caso perca, o Corinthians pode terminar a rodada na zona da degola, caso os rivais diretos vençam seus confrontos, e se complicar na reta final do Campeonato Brasileiro. O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que o time alvinegro tem, antes do início da 36ª rodada, 7% de chances de disputar a Série B em 2024. Em caso de vitória, o Corinthians praticamente se garante na Série A.


A diferença entre 2007 e 2023, além do palco do confronto, é que neste ano o Vasco também luta contra o rebaixamento. Com o técnico Ramón Díaz na maior parte do segundo turno, o time subiu da 18ª colocação para a 15ª e, a partir de agora, depende apenas de si para permanecer na Série A. Em caso de vitória, ultrapassa inclusive o Corinthians na tabela do Brasileirão.


Há três rodadas do fim, a equipe cruzmaltina vive seu melhor momento no ano: com três vitórias e três empates, o time de Ramón Díaz não sabe o que é perder há seis jogos e vive sua maior sequência invicta na temporada 2023. Apesar disso, contará com uma série de desfalques na defesa: com Maicon, Léo e Robson Bambu suspensos, o treinador escalará Capasso como titular.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: LEANDRO AMORIM