A informação é da jornalista Thaisa Galvão: municípios do Rio Grande do Norte que receberam tratores encaminhados pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) estão sendo notificados pela Controladoria Geral da União (TCU) para que os devolva.

Segundo a jornalista, os veículos agrícolas chegaram a essas cidades através de ordem dada pelo então ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL). 

Os veículos foram repassados às prefeituras em regime de concessão pelo período de um ano. Candidato ao Senado, Rogério Marinho divulgou a entrega como sendo doação, e jamais como empréstimo, pois a ideia contida na burla era beneficiar a candidatura de Marinho, que inclusive acabou sendo eleito.

Há ainda a suspeita de que os tratores, que agora precisam ser devolvidos pelas prefeituras, foram comprados por preço superfaturado pela Codevasf, órgão sob controle do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), comandado que era por Rogério Marinho.

Ao todo, 39 municípios do RN receberam os tratores, entre eles, Mossoró, onde, inclusive, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) fez desfile público com os veículos recebidos.

Fonte: Na boca da noite