Como maior colégio eleitoral na região Nordeste e quarto do país, o PSDB do Rio Grande do Norte oficializou apoio ao governador de São Paulo, João Dória, nas prévias eleitorais que indicarão, em novembro, o candidato tucano a presidente da Repúblicas em 2022. Em decisão unânime, ontem, a Executiva Estadual do partido entendeu que dentre os postulantes, “o melhor candidato para retomar o desenvolvimento do país, preservar a democracia e estabelecer políticas públicas voltadas aos mais vulneráveis” é o governador paulista.

Em nota, os membros da Executiva Estadual do PSDB diz que “estão convictos de que o governador João Dória reúne as melhores condições para vencer as prévias, as eleições e assim resolver as misérias que assolam os brasileiros de norte a sul do país”.

A Executiva Estadual do PSDB reuniu-se, na tarde de ontem, na sede do Edifício Tirol Way Office, em Natal. “Foi um encontro onde pudemos colocar na mesa as opções do partido para o país e como poderemos contribuir. O PSDB é uma legenda de amplitude nacional, protagonista dos mais importantes debates da nossa história e, em 2022, vamos mais uma vez dar a nossa colaboração a favor do Brasil”, disse o presidente estadual do partido, deputado Ezequiel Ferreira.

A decisão do PSDB-RN saiu depois que deputados da legenda assistiram, pela manhã, o debate entre os pré-candidatos que participaram das prévias internas no dia 21 de novembro – João Dória, o governador gaúcho Eduardo Leite e o ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.

O encontro contou com os deputados estaduais Tomba Farias, Raimundo Fernandes e Gustavo Carvalho. O deputado José Dias justificou sua ausência por se manter em isolamento desde o início da pandemia de coronavírus, devido ser integrante do grupo de risco. Mas autorizou o presidente Ezequiel Ferreira anunciar que nas prévias ele apoiará Dória nas prévias partidárias.

Ainda estiveram na reunião prefeitos, vice-prefeitos e vereadores integrantes do PSDB, que conta atualmente com a maior bancada da Assembleia Legislativa, cinco deputados, mais de 30 prefeitos e 25 vice-prefeitos. São quase 250 mil vereadores e 22 mil filiados no Estado, além de ter o único presidente de Legislativo estadual no Nordeste.

Todos os filiados, com ou sem mandato, precisam se cadastrar até o dia 14 de novembro. De 14 de outubro a 14 de novembro é período para o filiado eleitor realizar o cadastramento no sistema eleitoral eletrônico oferecido pelo PSDB e se habilitar para votar.

Ontem, começou o período de realização dos debates, dia 21 de novembro é a realização das prévias e dia 28 de novembro a realização de segundo turno, se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos válidos.

O aplicativo para votação está disponível para download na Google Play Store – para celulares que usam o sistema Android –, mas não chegou ainda à APP Store, que disponibiliza a ferramenta para quem tem o sistema IOS, da Apple. A previsão do partido é que ele fique disponível para usuários de Iphone ainda nesta semana.

Para fazer o cadastro é preciso o número do título de eleitor, uma imagem de um documento com foto e uma foto do filiado segurando a sua identidade. Depois é exigida ainda uma validação facial. Por enquanto, as instruções para o dia da votação não foram disponibilizadas.

Debate é marcado por discussão sobre 2018
Os três pré-candidatos do PSDB ao Palácio do Planalto participaram ontem do primeiro debate das prévias. O evento promovido pelos jornais O Globo e Valor Econômico foi marcado por choro, gafes, indiretas e saias justas. O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio assumiu o papel de franco atirador e constrangeu seus adversários Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) no evento. O paulista defendeu o sistema de votação das prévias, que contará com urnas eletrônicas e um aplicativo para voto remoto dos filiados, e negou que seus aliados tenham pregado o voto impresso como foi divulgado. “De jeito nenhum defendo o voto impresso nas prévias. Aliado sem nome é adversário. Os oito deputados (federais) de São Paulo votaram contra o voto impresso no Congresso”, disse Doria em resposta a uma pergunta dos jornalistas.

A declaração embute um recado indireto, já que parte da bancada tucana na Câmara que apoia Leite apoiou a proposta de Bolsonaro pelo voto impresso. Doria enfatizou que o sistema do PSDB é “moderno e adequado”.

Favoritos, os dois governadores evitaram embates diretos, mas quando confrontado sobre o fato de ter declarado voto em Jair Bolsonaro no 2° turno da eleição presidencial de 2018, o gaúcho foi provocativo: “Não fui atrás dele (Bolsonaro) para tirar foto”. Trata-se de uma referência ao fato de Doria ter viajado ao Rio de Janeiro para se encontrar com então candidato do PSL na reta final da campanha em 2018. Na ocasião, Doria não foi recebido. Bolsonaro, porém, deu depois uma declaração de apoio ao tucano.

Neste tema, Leite foi alvo do questionamento mais duro do ex-prefeito de Manaus. “Você teria vencido a eleição (no Rio Grande do Sul) sem apoiar Bolsonaro? Você devia ter desprezado o apoio dele e perdido como um tucano de verdade.” O governador do Rio Grande do Sul lembrou então que seu adversário no Estado juntou o nome dele com o de Bolsonaro e reafirmou que não pediu votos para o atual presidente, “Fiz uma única declaração de voto em um vídeo”, disse Leite.

Em sua réplica, Virgílio afirmou que votou em Henrique Meirelles (MDB) no 1° turno e Fernando Haddad (PT) no 2º, mas em outro momento afirmou ter votado em Marina Silva (Rede) na primeira rodada presidencial de 2018. Foi a deixa para governador do Rio Grande Sul. “Eu votei no governador Geraldo Alckmin em 2018 e fiz campanha para ele. Isso é apoio.”

Doria também foi confrontado sobre Bolsonaro, mas por jornalistas. “Faço essa autocrítica. Eu errei em relação ao presidente Bolsonaro. Não tenho compromisso com o erro, Não erro duas vezes”, respondeu. No início do primeiro bloco, Arthur Virgílio reclamou da animosidade nas prévias em uma perguntada a Doria. “Estou vendo muito uma frente anti-Doria e uma frente anti-Leite. Por quê não cuidamos só das questões públicas e acabamos com esse ‘tric tric’de jornal que não ajuda? Quero unidade e a vitória do PSDB”, disse o ex-prefeito. Virgílio disse ainda estar vendo “picuinhas” nas prévias.

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Divulgação