Ministro ficou incomodado com senador durante sessão de Comissão do Senado Federal

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), se estressou com os questionamentos feitos pelo senador Styvenson Valentim (Podemos) sobre o Orçamento secreto, durante sessão da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado Federal, nesta terça-feira 7. O titular da pasta foi convidado a prestar esclarecimentos sobre direcionamento de emendas de R$ 1,4 milhão do chamado orçamento secreto.

Marinho abriu mão dos 15 minutos iniciais oferecidos pelo presidente da CTFC, senador José Reguffe (Podemos-DF), para que a oitiva fosse mais rápida. O primeiro inscrito foi o autor do requerimento que originou o convite ao ministro, senador Styvenson, que começou a questioná-lo sobre os critérios adotados pela pasta para atender aos pedidos e demandas e se ele teria conhecimento sobre procedimentos como a ratificação das indicações dos beneficiários das emendas parlamentares.

“As perguntas foram elaboradas para que o ministro Rogério Marinho nos informasse tudo com detalhes, com transparência, mas quando o questionei se ele achava ético usar recursos públicos para comprar tratores e caminhões que não estavam nos relatórios do ministério, em plena campanha política, ele se espevitou. Disse que tinha legitimidade para concorrer ao Senado. Eu disse que ele estava fazendo entregas pelo ministério em pleno domingo, como foi com os tratores no interior do RN e ele não gostou”, afirmou Styvenson.

O senador disse que os atos de Marinho, pré-candidato ao Senado Federal pelo Rio Grande do Norte nas eleições de 2022, configuram abuso de poder e uso da máquina pública e que o objetivo de suas perguntas era fazer com que o ministro explicasse os fatos com transparência. “Não acho ético, não acho justo para com quem quer concorrer contra quem está com recursos. Ele se irritou, disse que eu sou candidato ao governo. Eu jamais disse isso, é a imprensa quem diz, mas o senhor já se anunciou como candidato”, disse.

Rogério Marinho disse que as perguntas do senador eram suposições infundadas. “Vossa excelência está fazendo ilação. Eu tenho todo direito de eventualmente pleitear um mandato, como vossa excelência tem interesse em se lançar governador do estado, pelo menos é o que está sendo vinculado na imprensa local e vossa excelência está se pautando pela imprensa para falar a meu respeito”, disparou.

Em 16 de novembro, a pedido de Styvenson, a CTFC convidou Rogério Marinho a prestar esclarecimentos sobre direcionamento de emendas no valor de R$ 1,4 milhão do chamado orçamento secreto. Os parlamentares cobraram esclarecimentos sobre o direcionamento da verba para financiamento da construção de um mirante turístico a 300 metros de onde possui um imóvel, no Monte das Gameleiras.

Fonte: Agora RN
Foto: Isac Nóbrega/PR