s 47 votos “sim” que confirmaram Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal (STF) ficaram na banda inferior das projeções do Governo Lula. O painel de votação – 47 a favor, 31 contra e duas abstenções – sedimentou a certeza de que o empenho pessoal do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (MG), e do presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (AP), evitou o pior. Foram muitas conversas com senadores independentes e da oposição na residência oficial e no gabinete da presidência do Senado nas últimas semanas para garantir o resultado.

Do Rio Grande do Norte, apesar de a votação ser secreta, só um evitou declaração pública: o senador Styvenson Valetim (Podemos), que mudou seu jeito de fazer política. Líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL) foi declaradamente contra Dino no STF. E trabalhou entre os 31 votos. Do Podemos, Marcos do Val (ES) e Carlos Viana (MG) votaram declaradamente contra. A terceira senadora potiguar, Zenaide Maia (PSD), foi voto a favor abertamente.

Styvenson não pode contrariar um pedido do colega Alcolumbre, que vem abrindo as portas do Governo Lula.

Secreto
Falar nisso, o senador Sérgio Moro (União-PR) defendeu o direito de não divulgar o seu voto para a indicação do nome de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ontem, Moro afirmou que o voto secreto é prerrogativa parlamentar e disse estar sob “ataque intensivo” de pessoas que querem ocupar sua cadeira no Senado.

Libera geral
O presidente Lula da Silva (PT) planeja liberar R$ 11 bilhões em emendas para deputados e senadores nas próximas semanas. O governo trava uma batalha contra o tempo no Congresso para garantir maior arrecadação em 2024 e diminuir a pressão sobre as contas públicas. Nas últimas horas, o Palácio do Planalto autorizou mais R$ 5 bilhões em emendas parlamentares. O depósito está registrado no sistema do Governo Federal e foi realizado no fim de semana.

Viaturas
A governadora Fátima Bezerra entregou mais 42 viaturas à segurança pública do Rio Grande do Norte ontem no Centro Administrativo. Os deputados estaduais George Soares (PV), Dr. Bernardo Amorim (PSDB) e Ubaldo Fernandes (PSDB) prestigiaram o ato.

Verde
Depois de um bastidor cheio de muita zuada, o vereador Milklei Leite, presidente do PV Potiguar, aceitou reconhecer a filiação de Tárcio Macedo, esposo da deputada estadual Eudiane Macedo, a mais votada do partido na capital. Miklei teme ser engolido pela boa votação que Tarcio deverá ter na Zona Norte e outras localidades.

Não gostou
A vereadora Júlia Arruda (PCdoB), que faz parte da federação com o PT e o PV, não ficou satisfeita com a chegada de Tarcio Macedo na chapa. Além de competir com o marido da deputada, ela e Milklei terão que enfrentar várias candidaturas petistas que terão a força da Governadoria.

Parlamento
Ninguém sabe ainda se a governadora Fátima Bezerra vai prestigiar a entrega da placa de Parlamentar do Ano ao aliado Dr. Bernardo Amorim. Será hoje à noite, em evento fechado com o Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa e deputados. Em anos anteriores, Fátima sempre foi. Depois do insucesso com a votação do ICMS, o momento entre os parlamentares não está tão bom.

Natalense
O cantor e compositor Raimundo Fagner recebeu ontem o título de Cidadão Natalense na Câmara Municipal de Natal. A proposição foi da vereadora Nina Souza (PDT), esposa do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil). O ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) e vários vereadores também prestigiaram a solenidade.

Posse 22
O ministro Flávio Dino, recém-aprovado pelo Senado para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF), adiantou que sua posse ocorrerá na segunda quinzena de fevereiro, provavelmente no dia 22, número do seu maior adversário: o ex-presidente Jair Bolsonaro. Dino planeja continuar nas próximas semanas no Ministério da Justiça, até que o presidente Lula (PT) escolha um novo ministro para a pasta. Também até lá, renuncia a seus sete anos de senador, para o que foi eleito em 2022 no Maranhão.

Fonte: Blog do Silvério Filho