Espetáculo aconteceu nesta quinta, 23, e é uma uma adaptação da ópera “O Empresário”, obra cômica do compositor A. Mozart.

Com uma programação que contemplou a diversidade artística e cultural do Rio Grande do Norte, as celebrações de reabertura do histórico Teatro Alberto Maranhão (TAM) foram encerradas na noite desta quinta-feira, 23.

Após a reapresentação do espetáculo de imagens, luzes e sons, numa projeção mapeada 3D do teatro centenário, na praça Augusto Severo, a Companhia Lyricus, de Mossoró, apresentou uma adaptação da ópera “O Empresário”, obra cômica do compositor A. Mozart.

“A coisa mais significativa, mais importante nesta reabertura foi ver a alegria, a felicidade do povo de Natal, do Rio Grande do Norte, em se reencontrar com seu teatro, um dos mais belos patrimônios do ponto de vista cultural do nosso Estado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, que prestigiou toda a programação alusiva à semana de reabertura. “Uma programação muito assertiva, que trouxe toda a riqueza da diversidade cultural”, avaliou.

O carinho com que a população norte-rio-grandense abraçou a reabertura do TAM foi comemorada também pelo diretor da Fundação José Augusto (FJA), Fábio Henrique de Almeida. “Estamos bastante felizes com o resultado desse processo de reabertura do teatro. Após seis anos de portas fechadas, tivemos a casa lotada em todos os espetáculos. Que esse processo de sucesso de presença de público seja duradouro”, ressaltou.

Sobre a adaptação da ópera “O Empresário”
Primeira ópera montada em Mossoró, o espetáculo representa música erudita, o teatro, a dança, a literatura, em uma versão de livre adaptação do espetáculo estreado em 7 de fevereiro de 1786.

Embora tenha sido escrita há 235 anos, o enredo é bastante atual. Fala de situações corriqueiras que acontecem nas montagens de teatro e espetáculos do Brasil. Uma comédia que envolve a vida e a relação entre os artistas com mais variados dilemas e conflitos.

A Companhia Lyricus faz uma releitura da realidade no texto originalmente escrito em alemão na versão em português. As músicas receberam versões feitas por Claudia Max para melhor entendimento da trama.

Na adaptação mossoroense, os personagens receberam nomes mais populares. O texto tem peculiaridades da linguagem regional e com palavras tipicamente pronunciadas em Mossoró, no “mossoroês”.

Companhia Lyricus
A Companhia Lyricus surgiu em 2017, a partir das professoras Claudia Max e Tatyana Xavier, como estratégia de fomentar o canto lírico na cidade de Mossoró. A Companhia Lyricus vem se destacando no cenário artístico-musical da cidade de Mossoró, já tendo realizado várias apresentações, shows, musicais, produzindo grandes espetáculos, tais como Grandes Clássicos Infantis in Concert, Passione, Cantos della terra e Árias e Canções.

Equipamentos Culturais
O TAM integra um conjunto de obras de reforma e reparo de nove equipamentos culturais do Rio Grande do Norte concluídas na gestão da professora Fátima Bezerra, totalizando investimentos na ordem de R$ 37 milhões, via projeto Governo Cidadão, através de acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Além do TAM, foram entregues a Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, o Papódromo João Paulo II, a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, a Pinacoteca do Estado, o Memorial Câmara Cascudo, além das reformas dos teatros Adjuto Dias (Caicó) e Lauro Monte Filho (Mossoró).

Neste sábado, dia 25 de dezembro, será reaberto o Forte dos Reis Magos. Marco histórico da fundação da Cidade do Natal, estava fechado desde novembro de 2018 e agora totalmente restaurado, voltará a receber a visitação da população e de turistas a partir das 15h com solenidade oficial e uma programação artística especial que celebram um dos maiores patrimônios culturais do Rio Grande do Norte.

O monumento, que concorre ao título de Patrimônio Mundial da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, poderá ser a partir visitado pelo público diariamente das 9h às 16h diariamente a partir deste domingo (26).

Fonte: Governo do RN/ASSECOM
Foto: Raiane Miranda